Clube

Com departamento reformulado após a SAF, Vasco cresce nas redes sociais

De olho nas tendências e com um olhar cada vez mais voltado ao ambiente digital, o Vasco foi o time brasileiro com mais interações no Tik Tok na primeira semana de julho: foram mais de 1,8 milhões, de acordo com levantamento do agência "Samba Digital". Essa tem sido uma rotina do clube nas redes sociais.

Siga o SuperVasco nas redes sociais: Bluesky | Facebook | Instagram | Telegram | Threads

O departamento foi reformulado com a chegada da SAF. Antes, o clube não tinha um trabalho de comunicação integrado. Redes sociais, assessoria de imprensa e VascoTV eram alocados em lugares diferentes, com parte respondendo à vice-presidente de Marketing e parte à de Relações Públicas.

A SAF criou uma equipe de comunicação e colocou todas essas áreas juntas, aumentando o alinhamento entre elas.

O Vasco tem hoje um núcleo de criação de conteúdo que pensa estrategicamente na distribuição de todo o material para cada uma das redes sociais, seguindo um modelo bastante utilizado por clubes globais como Barcelona, Manchester City e Paris Saint-Germain, por exemplo. Isso começou a ser feito ainda durante a pré-temporada na Flórida, nos Estados Unidos.

Dessa forma, mesmo com o momento ruim no futebol, o Vasco tem registrado bons resultados no ambiente digital. O clube desde o início do ano ganhou mais de 600 mil seguidores, levando em conta todas as redes.

- O Vasco sempre se destacou no âmbito digital, então o que fizemos ao longo desses primeiros meses foi potencializar esse trabalho, ampliando a equipe, oferecendo novas ferramentas e, principalmente, aumentando a oferta de conteúdo, visando atingir os mais variados públicos, não apenas a comunidade do futebol - explicou Carlos Gregório Jr, um dos gestores de conteúdo e redes sociais do clube.

- Os resultados coroam o trabalho desenvolvido por todas as áreas que compõem o departamento de comunicação e/ou dão suporte ao mesmo, como o marketing, a criação e o futebol. Estamos o tempo todo estudando novas possibilidades, observando tendências, acompanhando o que é feito nos principais clubes e ligas do mundo - completou.

O Vasco tem procurado inovar no anúncio de contratações de reforços, por exemplo, e estabelece sempre que possível uma parceria de colaboração com adversários para divulgar os jogos do Brasileirão. Na semana passada, a visita do torcedor Gui impulsionou as interações nos perfis do clube.

No Instagram, o número de interações no mês de março foi o maior já registrado pelo clube na história da plataforma. Com o fim do junho, foi ultrapassada a marca de 95 milhões - no ano passado, no mesmo período, foram 90 milhões. No Twitter, o Vasco foi Top-3 na plataforma nos primeiros três meses do ano entre equipes brasileiras e alcançou 9 milhões de interações até 31 de maio.

- Ainda estamos longe do que consideramos ideal, mas acredito que avançamos algumas casas nesse período. Importante destacar que nada disso seria possível sem a torcida. Tudo que fazemos é por ela e para ela, até porque é o torcedor o maior patrimônio do Vasco - concluiu Gregório.

Fonte: ge