Com currículo de campeão, Dorival Júnior espera surpreender com o Vasco no
A mais dura constatação da situação grave pela qual o Vasco vem passando nos últimos anos, e que culminou com o rebaixamento da equipe à Série B, é o incrível jejum de títulos do clube. Desde 2003, quando sagrou-se Campeã Carioca, a equipe não consegue levar um caneco para São Januário. A nova diretoria garante que 2009 mostará uma mudança nisso. Dá para confiar? No que depender do novo treinador do Gigante da Colina, a resposta é sim. Vitorioso nos clubes pelo qual passou, Dorival Júnior conquistou quatro títulos estaduais nos últimos cinco anos.
Em 2004, quando comandava o Figueirense em sua primeira temporada como treinador, ele conquistou o campeonato catarinense. Em 2005 foi a vez de levar o campeonato cearense, com o Fortaleza e, no ano seguinte, o pernambucano com o Sport. No ano passado, Dorival ainda conquistou o paranaense, com o Coritiba. Vale lembrar que, apesar de 2007 ter sido seu único ano sem títulos, ele teve uma grande temporada com o São Caetano.
À frente do Azulão, o técnico chegou nas finais do campeonato paulista, tendo eliminado o poderoso São Paulo no caminho, e só perder para o Santos, na grande final. O bom campeonato o projetou nacionalmente, fazendo com que ele assumisse o Cruzeiro, com o qual conquistou uma vaga na Taça Libertadores durante o Brasileirão.
E quem pensa que o desacreditado elenco cruzmaltino pode ser um obstáculo para a série de bons resultados que Dorival Júnior vem acumulando como treinador está muito enganado. Acostumado a comandar times com jogadores relativamente limitados, ele foi longe nas competições que disputou. Foi assim com o São Caetano no Paulistão de 2007 e com o Coritiba no Campeonato Brasileiro de 2008. Mesmo com um elenco desmontado depois da saída de inúmeros atletas após a conquista da Série B, Dorival assumiu o clube paranaense e conseguiu a 9ª colocação, sendo que, em alguns momentos da competição, chegou a disputar uma vaga na Libertadores.
Depois de tantas bolas na trave, parece que o Vasco finalmente terá uma grande chance de conquistar um título em 2009. No que depender do histórico do treinador, ao menos o Gigante da Colina tem esperanças de surpreender os favoritos nesse Campeonato Carioca.
- SuperVasco