Com apenas três titulares, Vasco perde para o Ipatinga em Minas Gerais
Na tarde deste sábado (28/11), o Vasco despediu-se do Campeonato Brasileiro - Série B enfrentando o Ipatinga, no interior de Minas Gerais, e foi derrotado por 2x0. Assim, o Cruzmaltino encerra sua participação no torneio, ficando com 76 pontos, conquistados em 22 vitórias e 10 empates e tendo Élton como um dos artilheiros do torneio com 17 gols, ao lado de Marcelo Nicácio, do Fortaleza, e Rafael Coelho, do Figueirense.
O jogo
Na última partida da temporada 2009, o técnico Dorival Júnior deu chance a alguns jogadores, que tiveram menos oportunidades de atuar ao longo do ano. E o primeiro tempo no interior mineiro foi de amplo domínio vascaíno. Aos três minutos, Fagner roubou a bola na intermediária, tabelou com Adriano e bateu, mas a bola ficou na rede pelo lado de fora. Aos sete, mais uma vez Fagner. Dessa vez, o lateral cruzou e Élton quase conseguiu o desvio.
Dois minutos depois, o goleiro do Ipatinga apareceu em grande estilo. Após cruzamento da esquerda, Fumagalli cabeceou para o chão, a bola quicou e João Carlos se esticou todo para salvar no alto. O único lance de perigo dos donos da casa no primeiro tempo aconteceu aos treze minutos. Diego Silva pegou rebote na entrada da área e chutou forte, pela linha de fundo.
Antes do intervalo, o Vasco teve ainda três oportunidades em cobranças de falta. Na primeira, aos 35 minutos, Rafael Morisco encheu o pé e o goleiro João Carlos caiu no canto para defender. Três minutos depois, foi a vez de Élton. O artilheiro vascaíno bateu no meio da barreira. E aos 45, Fumagalli pegou embaixo da bola e mandou por cima do gol.
Na volta do intervalo, o Ipatinga veio com duas alterações e se tornou mais ofensivo. Aos cinco minutos, Diego Silva chutou forte e assustou Tiago, mandando pela linha de fundo. O time mineiro abriu o placar aos doze minutos. Amilton, uma das alterações do técnico Flávio Lopes, tomou a bola de Rafael Morisco, entrou na área e fuzilou: 1x0. O Vasco quase empatou aos 22. Pará cobrou falta com perigo, rente ao travessão.
No entanto, quem voltou a balançar as redes foi o Ipatinga. Aos 25 minutos, Thiago Mathias cobrou pênalti cometido por Magno e fez 2 a 0 para a equipe da casa. O Vasco perdeu um gol incrível aos 35. Pará cruzou rasteiro e Magno, de frente para o gol, chutou por cima da meta.
Ficha técnica: Ipatinga 2 x 0 Vasco
Local: Ipatingão
Árbitro: Rodrigo Martins Cintra (SP)
Assistentes: João Bourgalber Nobre Chaves (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP)
Gols: Amilton aos 12 e Thiago Mathias aos 25
Cartões amarelos: Fernando Miguel e Max Carrasco (Ipatinga); Dedé, Mateus e Rafael Morisco (Vasco).
Ipatinga
João Carlos, Alessandro Lopes, Max e Thiago Mathias; Alex Silva, Max Carrasco, Fernando Miguel (Luciano Sorriso), Reina (Evandro) e Marinho Donizete; Diego Silva e Márcio Diogo (Amílton). Técnico: Flávio Lopes.
Vasco
Tiago, Fágner, Dedé, Rafael Morisco e Pará; Nilton, Mateus (Magno), Fumagalli (Jéferson) e Alex Teixeira; Adriano (Robinho) e Élton. Técnico: Dorival Júnior.
- SuperVasco