Futebol

Colunista de "O Globo" pede fim do slogan "O respeito voltou"

Com a vitória de 1 a 0 sobre Botafogo, no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, o Vasco precisa de apenas um empate para voltar a conquistar a competição, após 12 anos. Colunista de "O Globo", Carlos Eduardo Mansur destacou a importância da competição para o time de São Januário, elogiou a festa de domingo dos torcedores, no Maracanã, mas pediu que slogan usado pela diretoria cruz-maltina fosse deixado de lado por ter um uso político.

- O barulho e a festa que essa torcida foi capaz de produzir mostram que é uma torcida ansiosa pelo título. Talvez para poucos times esse Campeonato Carioca fosse tão importante como para o Vasco. Mas também um lembrete para quem passou pelo Vasco administrando o clube e também para quem está lá do tamanho que tem o Vasco. Só espero que a torcida abandone um pouco da besteira que está prosperando em São Januário que é a tal história de que o respeito voltou. Se fosse um slogan que fosse apenas usado para mostrar que o Vasco está voltando a ser forte, ótimo, estaria de ótimo tamanho. Só que esse slogan, infelizmente, tem um uso político de uma influência de bastidores que o Vasco não precisa para ser grande. Espero que a torcida do Vasco, caso conquiste o título, valorize o título e que a festa que se seguirá após a conquista mostre o tamanho do clube e a sua força popular.

Mansur viu semelhanças nas trajetórias de Vasco e Botafogo nesta temporada e lembrou que, antes do início do Campeonato Carioca, os dois times não eram apontados como os favoritos ao título.

- Você tem dois times que chegaram na final e viveram trajetórias semelhantes do fim do ano passado para cá. Um jogou a segunda divisão no ano passado e o outro vai jogar agora. Dois times que reconstruíram os seus elencos e foram ao mercado sem condições de trazer
grandes estrelas. Era os dois menos cotados antes do campeonato, se você fizer uma avaliação técnica. Eu acho que o Vasco tem um time superior ao do Botafogo. A vitória no primeiro jogo deixou o Vasco mais perto do título. Um título que, para o Vasco, tem um valor gigante em ter de autoestima e confiança da torcida.

As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo domingo, às 16h, no Maracanã. A vitória do Vasco acabou enterrando a vantagem do Botafogo de dois empates por ter feito a melhor campanha na Taça Guanabara Com isso, basta ao Gigante da Colina um empate para ficar com o título do Carioca 2015. O time de General Severiano precisa de uma vitória simples para levar o jogo para os pênaltis. Porém, uma vitória por mais de um gol de diferença dá o caneco ao Alvinegro.

Fonte: SPORTV