Futebol

Colunista atribui culpa por domingo vergonhoso no BR ao Vasco

O que infelizmente todos falaram a semana toda aconteceu. Afinal foi nítido o que Palmeiras e Vasco fizeram ontem em campo! Sim, o brasileiro, na sua grande maioria, é aquele que defende que os fins justificam os meios, e com o futebol não poderia ser diferente. No entanto, os mesmos demagogos que reclamam dos políticos que roubam são os mesmos que os elegem. Assim como os mesmos que reclamam da arbitragem são aqueles que pregam para que o seu time entregue o jogo. O pior é que esse tipo de atitude, pelo jeito, não ficou só a cargo de torcedores.

Claro que não podemos provar, como foi o pênalti no ano passado em que Felipe, na época goleiro do Corinthians, nitidamente tirou a mão na bola, pois com a vitória do Flamengo o São Paulo ficava fora da briga pelo título.

Mas o que fez o Vasco ontem em campo? Nada! Os jogadores pareciam disputar uma partida entre casados x solteiros após digerirem uma bela feijoada. Zé Roberto, então, andava em campo quando resolveu arrumar um cartão vermelho para assim acabar com o seu sofrimento. Com 2 a 0 no placar, os dois times tocavam a bola de lado para que o tempo passasse, e o torcedor que pagou seu ingresso ficava em silêncio olhando o chá com torradas que rolava no gramado do Pacaembu.

E na Arena Barueri, Deola, goleiro do Palmeiras, e com um futuro promissor, cumpria dignamente a sua função e fez grandes defesas. O que, pasmem, resultou em vários xingamentos e ameaças de alguns torcedores palmeirenses que estavam irritados porque o seu goleiro fazia grandes defesas.

Pois é, por mais que a rivalidade seja grande e até mesmo saudável, esse tipo de atitude é simplesmente lamentável! Estranho, também, foi ver um jogador tão aguerrido, que conquistou o apelido de Gladiador e que merece ser lembrado por Mano Menezes, apenas ficar tocando bola de lado. Afinal, esse não é nem de longe o Kleber que conhecemos.

Enfim, o futebol brasileiro viveu um domingo vergonhoso, e palavras como ética e moral ficaram guardadas a sete chaves.

Hoje, o assunto é mala branca e campanha para entregar jogo, e ao ouvir um dirigente palmeirense, semana passada, falar publicamente que, por ele, o time nem entraria em campo e perderia por W.O e até mesmo um renomado treinador como o Felipão perguntar se haveria jogo neste domingo, podemos entender por que algumas equipes vivem um momento tão ruim. Porém, pior do que isso, é ver que os valores estão todos invertidos.

E um campeonato tão legal e tão disputado, como foi esse Brasileirão, não merecia terminar dessa maneira. E que, diga-se de passagem, se o título for para Flu ou Corinthians estaráemboas mãos, já que ambos realmente foram os melhores!

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance