Futebol

Colunista afirma que o problema do futebol carioca hoje é o Vasco

Os títulos brasileiros conquistados por Flamengo, em 2009, e Fluminense, em 2010, recolocaram o Rio de Janeiro no topo do futebol nacional por dois anos consecutivos pela primeira vez desde 1983/84. Questionados pela reportagem do ESPN.com.br se as duas conquistas representavam um “ressurgimento” dos grandes clubes do Rio ou se eram mera coincidência, alguns dos principais comentaristas do país evitaram falar em uma “retomada” e analisaram os feitos como êxitos individuais dos times.

Ao lado do editor-chefe do ESPN.com.br, o jornalista Julio Gomes, os comentaristas dos canais ESPN e blogueiros do ESPN.com.br Paulo Vinícius Coelho e Mauro Cezar Pereira destacaram a gradativa evolução da dupla Fla-Flu nas últimas temporadas. “São casos bem diferentes. O Flamengo adquiriu uma hegemonia no futebol carioca ganhando a maioria dos títulos de 1999 em diante. No âmbito doméstico, o Flamengo passou a dominar”, diz Mauro. “Foi campeão da Copa Brasil, jogou a Libertadores em 2007, foi de novo à Libertadores em 2008. O Flamengo já vinha progredindo, apesar de todas as mazelas do clube.”

“O Fluminense não tem estrutura de clube para os seus profissionais, não tem um CT. Mas tem dinheiro, um patrocinador que põe dinheiro. E passou a direcionar o seu investimento de uma forma mais racional, para o time”, continua o comentarista. “O grande problema hoje está no Vasco, que foi para a segunda divisão e ainda precisa remar um pouco para se estruturar melhor, e o Botafogo, que vinha subindo, deu uma derrapada, caiu um pouco no ano passado, quando lutou contra o rebaixamento. São casos bem isolados.”

Para PVC, o mais importante é que o bom desempenho dos dois clubes se mantenha de forma consistente nos próximos anos. “Em 2007, o Flamengo foi terceiro colocado e o Fluminense ficou em quarto (no Brasileirão). É uma coisa que pode ser mais usual, precisa ser todo ano. Você ter expectativa de que um dos dois vai brigar em primeiro, em segundo, um vai ser campeão, outro vai ser vice. E virem-se os outros para entrar nesse time”, afirma.

Fonte: ESPN BRASIL - ESPN.COM.BR