Clubes sofrerão sérias punições caso descumpram acordo de dívidas
Ao lado de Coritiba, Santos, Goiás e Vasco, o Flamengo lidera uma comissão montada na última semana, durante encontro de representantes dos clubes das Séries A e B, no Rio de Janeiro, para avaliar um projeto proposto pela CBF em parceria com o Governo Federal que busca reduzir a dívida fiscal das equipes.
Na reunião com o presidente José Maria Marin, ficou acordado que os times teriam o prazo de 10 dias para retornar com sugestões ao documento.
É um projeto de equacionamento das dívidas dos clubes brasileiros que teria como contrapartida assumir uma maior responsabilidade na área, afirma o mandatário rubro-negro, Eduardo Bandeira de Mello, ao ESPN.com.br. No caso de não voltarem a pagar os impostos e se endividarem, os times seriam penalizados. É algo que está iniciando ainda e esse grupo de trabalho vai examinar e propor modificações ao projeto elaborado pela CBF, completa.
Dentre as possíveis punições conversadas entre as equipes e a entidade, está a perda de pontos e até mesmo o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
A ideia que foi apresentada é essa e eu acho interessante. Acredito que a gente tem que assumir responsabilidades e não pode persistir com essas situações que vêm acontecendo nos últimos anos, com os clubes se financiando através de sonegação e apropriação indébita. Seria interessante que déssemos um basta nisso, analisa.
Uma alternativa estudada pelos times em troca da redução ou perdão total de suas dívidas fiscais é fortalecer também o trabalho social em suas comunidades. A oferta de pelo menos três esportes olímpicos seria uma das exigências a cada um deles.