Futebol

Clubes pedem ampliação de jogadores estrangeiros nos elencos

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prepara estudo para apresentar em Conselho Técnico sobre a ampliação do número de estrangeiros por partida em competições nacionais. O tema entrou em pauta definitivamente depois da manifestação recente de alguns clubes do futebol brasileiro.

Um estudo de caso está sendo realizado pelo departamento de Registro e Transferência e pelo jurídico da CBF. A ideia é analisar a questão sob a perspectiva do aumento do número de estrangeiros no futebol brasileiro nos últimos anos e levar aos clubes para deliberação e votação em Conselho Técnico ainda a ser marcado, de preferência antes do início das edições de 2023 do Campeonato Brasileiro.

A discussão original é de que suba de cinco para sete estrangeiros relacionados por partida. A última mudança, também provocada por clubes em 2013, válido a partir de 2014, o número saiu de três para cinco jogadores estrangeiros por jogo no futebol brasileiro.

O São Paulo, que tem oito jogadores estrangeiros, enviou ofício para a CBF e para a Federação de Futebol Paulista com a solicitação pela ampliação do uso de jogadores nascidos fora do Brasil.

Hoje, o artigo 42 do Regulamento Geral de Competições da CBF diz que "os Clubes poderão relacionar nas súmulas de cada partida até 5 (cinco) atletas estrangeiros, excepcionados os registrados como refugiados que, para efeitos das competições coordenadas pela CBF, equiparam-se aos atletas nacionais, sem nenhuma restrição de direitos".

Fonte: ge