Futebol

Clubes do Rio buscam reforços nos principais rivais

Os quatro principais clubes do Rio de Janeiro arranjaram uma maneira para se reforçar para a próxima temporada. De olho nos principais rivais, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco fazem sondagens e contratam atletas que disputaram o último Brasileiro por seus concorrentes.

O primeiro a anunciar ex-rivais foi o Fluminense. No mesmo dia, fechou as contratações do lateral-esquerdo Junior César, ex-Botafogo, e do zagueiro Renato Silva, que deixou o Flamengo. Nos dois casos, o vínculo com o clube anterior se encerraria ao fim da temporada atual.

O clube das Laranjeiras também perdeu um de seus jogadores para o clube da Gávea. O zagueiro Thiago foi apresentado como substituto de Fernando -dispensado ao fim do último Nacional- no setor defensivo do Flamengo.

Na Gávea, sondagens sobre reforços chegaram a gerar atritos com dirigentes do Botafogo. Na reta final do Brasileiro, o meia Claiton foi incluído numa suposta \"lista de reforços\" flamenguista. O jogador teria inclusive assinado um pré-contrato com o Flamengo, fato que gerou insatisfação para dirigentes botafoguenses e até para o próprio jogador.

Claiton passou a ser acusado por torcedores de estar \"forçando a barra\" para acertar com o rival regional. À época, negou a acusação e a existência do tal pré-contrato.

Com o final da competição, desligou-se do clube dizendo ter propostas melhores do que as apresentadas pelo Botafogo. E, após o início das férias, deixou de comentar o assunto na imprensa. Deve fechar mesmo com o Flamengo, após dirigentes dos dois clubes anunciarem entendimento entre todas as partes.

Para se reforçar, o time de Niterói \"se focou\" no Fluminense. O atacante Lenny não passou de simples sondagem da diretoria, mas o volante Beto deve ser o próximo reforço anunciado pelo Botafogo. Beto teria até exames médicos já agendados com o provável novo clube.

No \"mercado\" das especulações, o Vasco é o único clube do Rio que não sondou rivais próximos. Ao menos oficialmente. Segundo Josias Cardoso, empresário do meia Petkovic, o time de São Januário teria interesse no retorno do sérvio para a temporada 2007.

O vínculo atual do meia se encerra no próximo dia 14, e o Fluminense ainda não definiu se assina ou não uma extensão contratual. Dirigentes avaliam que o alto salário do meia, pago pelo patrocinador do clube, poderia se \"transformar\" em dois ou mais reforços.

Enquanto a \"novela Petkovic\" não termina, o troco do Fluminense veio na mesma moeda. Nos bastidores, o time sondou a contratação do atacante vascaíno Jean, que pertence ao Saturn (Rússia).

O entrave na negociação, no entanto, é justamente o mesmo que pode tirá-lo de São Januário: os russos pedem R$ 3 mi pela renovação do empréstimo por um ano.

Fonte: UOL Esporte