Clube

Clínico revela detalhes da recuperação de Ricardo Gomes

Por: Fábio Guimarães- Clínico que acompanha a evolução de Ricardo Gomes

A evolução continua satisfatória e animadora. Na quinta pela manhã, foi retirado o tubo traqueal. Ele passou mais de 24 horas sem o aparelho e está respirando muito bem. Não cogitamos em momento algum retornar com esse auxílio. Além disso, o nível de consciência está melhorando a cada hora, o que tem acontecido desde que foram retirados os sedativos. Ele já se encontra sentado, olhando as pessoas, entendendo o que se fala e o que se pede.

O Ricardo já fala, mas pouco. Ele já pronunciou poucas palavras e isso também era esperado pela localiza ção do hematoma. Esperamos que a progressão e a melhora no estado neurológico continue com o passar dos dias. Ainda é cedo para dizer se vai haver ou não normalização de movimentos e fala, mas tudo que poderia melhorar em seu quadro, até o momento, melhorou.

Não existem prazos fixos. Isso vai conforme a evolução do quadro médico. As sessões de fisioterapia continuam, assim como começou as de fonoaudiologia também. O nível de consciência oscila muito. Em alguns momentos, ele relembra de tudo do que aconteceu. Em outros momentos, não. Mas, cada vez mais, os momentos de lucidez são duradouros.

Fonte: Jornal Lance