Torcida

Clássico Vasco x Fluminense agita FJV 28ª Família

Foi em 1996 quando um grupo de jovens vascaínos da capital, motivados pela paixão de torcer de forma organizada, fundaram, com aval da diretoria da Força Jovem Vasco (FJV) do Rio de Janeiro, a primeira ramificação de uma torcida organizada de outro estado em Santa Catarina: a 28ª Família Florianópolis, a qual passou a ser chamada 28ª Família Santa Catarina após alguns anos.

A torcida vascaína sempre esteve presente nos do Vasco, vibrando e apoiando o time, inclusive nos títulos da Copa Mercosul 2000, Copa João Havelange 2000, Campeonato Carioca 2003 e Copa do Brasil 2011, além de inúmeros outros jogos. E não é diferente neste clássico carioca marcado para acontecer em Florianópolis, dia 09/10, um momento histórico para todos os vascaínos de Santa Catarina. Um dos integrantes da torcida destaca: “Talvez isso não acontece novamente em 20 ou 30 anos!”  Ressalta, ainda, que “Uma grande festa está sendo preparada por nós para recebermos nosso clube do coração.”

Nesse ritmo, na 28ª Família nasceram grandes amizades de um fator comum: o amor incondicional ao Vasco da Gama, tanto que o lema da torcida é “Vasco por amor, Força Jovem por ideal”. E segundo os ideais da torcida, esse sentimento deve ser levado a todos. Assim, nos últimos anos, com o objetivo de integrar seus membros e também de ajudar o próximo, a torcida realizou diversas campanhas pelo estado, tais como campanhas de agasalho (Florianópolis), doação de chocolate na Páscoa (Joinville) e doação de sangue em (Blumenau).

Nos próximos jogos Vasco x Fluminense (Florianópolis) e Vasco x Criciúma (Criciúma), a 28ª Família Santa Catarina vai distribuir um informativo com a história da criação da FJV, fotos, depoimentos de vascaínos que acompanham o Vasco, além de inúmeras outras surpresas. A intenção é distribuir o exemplar para os torcedores que estiverem presentes nos estádios.

RECEPÇÃO AO ELENCO

A 28ª Família está preparando uma grande festa para recepcionar o elenco do Vasco que deve chegar ao estádio de ônibus próximo das 20h. Para isso pede que os torcedores se localizem próximos a bilheteria principal da Ressacada (próximo ao setor B) para receber os jogadores de forma ordeira e civilizada, apoiando o elenco e realizando uma grande festa com instrumentos, bandeiras e fogos.
 

Fonte: Força Jovem 28ª Família