Clássico dos Milhões há um ano sem gol de 10
Se camisa 10 no Clássico dos Milhões é sinônimo de decisão, esta mística não vem se confirmando ultimamente, pois desde 19 de março de 2006, quando o Vasco venceu por 2 a 1 o Flamengo, pelo Campeonato Estadual. Naquela oportunidade, curiosamente, os dois 10 de cada time marcaram (Diego Souza, pelo Fla, e Morais, pelo Vasco). Desde lá, os eternos rivais se enfrentaram mais sete vezes e nenhum representante que enverga a camisa mais importante de seus respectivos clubes marcou.
Gols importantes de camisas 10 não faltam no Clássico dos Milhões. Quando se fala em camisa 10 no Vasco, é impossível não lembrar de Roberto Dinamite. O maior ídolo da história do clube já deixou várias vezes a sua marca no duelo. No Campeonato Brasileiro de 1975, por exemplo, Dinamite fez três na vitória por 4 a 2 sobre o maior rival. Na ocasião, Zico marcou um pelo Fla.
Outro que marcou seu nome no clássico vestindo a camisa 10 do clube da Colina foi Edmundo. Ídolo da torcida, o Animal teve sua principal atuação em uma partida contra o Flamengo no Brasileirão de 1997, no qual o Vasco se sagrou campeão. Em um jogo que valia pelo Grupo A do quadrangular da segunda fase, o Animal marcou três vezes na goleada de 4 a 1 do clube de São Januário. Com o resultado, o Cruzmaltino ficou muito perto da classificação para a final, além de praticamente sepultar o maior rival. No ano anterior, também pelo Brasileirão, o Animal havia marcado três gols
em outra goleada do Vasco por 4 a 1.
Se a 10 do Vasco é sinônimo de Dinamite, a do Flamengo carrega a alma e o espírito de Zico. Nas quartas-de-final do Campeonato Brasileiro de 1983, o Gigante da Colina vencia o time da Gávea por 1 a 0 até aos 44 minutos, quando o Galinho de Quintino, após receber passe de Adílio, empatou. Vale destacar que a parcial derrota já classificava o Rubro-Negro, porém um segundo gol vascaíno tiraria o Fla da competição. O time dirigido por Paulo César Carpegiani acabou bicampeão brasileiro.
Que de meados dos anos 70 até os fins dos 80 a camisa 10 era de Zico isso ninguém discute, porém, quatro anos antes de o Galinho pôr o Fla na semifinal do Brasileirão, coube a Tita usar a camisa do maior ídolo da história rubro-negra, já que este teve um problema durante a disputa do Campeonato Estadual de 1979. Na final daquele campeonato, Tita marcou dois dos três da vitória por 3 a 2 sobre o Vasco, garantindo o título.
Num passado mais recente, gols inesquecíveis de Petkovic, com a camisa do Fla, marcaram o Clássico dos Milhões. Em 2000, foram três gols antológicos. No Estadual, um gol olímpico no empate em 3 a 3. No Brasileirão, que o Vasco garantiu o tetracampeonato, o sérvio marcou dois gols - um de falta e um em que fez fila -, na goleada do Flamengo por 4 a 0 sobre Vasco.
O mais importantes do gringo mais carioca dos últimos anos aconteceu em 27 de maio de 2001, quando ele acertou uma cobrança de falta magistral, relembrando o Galinho de Quintino. A pintura garantiu a vitória por 3 a 1 sobre o Vasco e o tricampeonato estadual. Tricampeonato este que se iniciou com o gol de um camisa 10, Rodrigo Mendes, em 1999.
Pet ainda vestiu a camisa 10 do Vasco e com esta, em 2004, marcou o último gol de pênalti no Clássico dos Milhões.
Mais lidas
- 0 FV: Vasco teve reuniões com interessados para o lugar da 777 TOP
- 0 Vasco tenta aumentar a capacidade de São Januário TOP
- 0 Buscando soluções, Paiva pode dar oportunidades para reforços caseiros
- 0 Nicola: Cenário no Vasco faz Léo preferir deixar o clube no fim da temporada
- 0 Citados por Pedrinho rebatem sobre a coletiva
- 0 Vasco poderá contar com Jair, Paulinho e Coutinho contra o Internacional
- 0 Com comissão investigativa, Vasco segue imerso sobre a criação da SAF
- 0 Julio Brant se posiciona após ser citado por Pedrinho na coletiva
- 0 Reforma de São Januário deve ser adiada para março; motivo
- 0 Existe alguma previsão de receitas futuras no Vasco? Amodeo responde