Chance de rebaixamento do Vasco aumenta para 62,2%, diz cálculos
A situação em São Januário neste início de ano é turbulenta. Depois de vencer o Atlético-MG na primeira rodada do Brasileirão, o Vasco não reencontrou mais as vitórias e tem apenas seis pontos ao final da 10ª rodada do campeonato, ocupando a penúltima colocação da tabela do campeonato, com um aproveitamento de apenas 20%. De acordo com os cálculos da Bola de Cristal do Brasileirão, a chance de o cruz-maltino disputar a Série B em 2024 é de 62,2%.
A Bola de Cristal é uma ferramenta desenvolvida pelo GLOBO em parceria com o Departamento de Matemática da UFMG que analisa as estatísticas dos confrontos pelo Brasileirão, além de apontar as probabilidades de título, classificação para a Libertadores e a Copa Sul-Americana, e de rebaixamento de todos os clubes.
Só o lanterna, Coritiba, tem números piores que o Vasco, e aparece com 74,2% de probabilidade de terminar o ano rebaixado. Outros quatro clubes aparece com mais de 35% de chances de cair: Goiás (43,2%), América-MG (43%), Bahia (38,7%) e Corinthians (35,8%).
O próximo confronto do cruz-maltino é justamente contra o Goiás, marcado para o dia 22, depois da pausa da Data Fifa. O 17º colocado no Brasileirão tem dois pontos a mais do que o rival e está duas colocações acima na tabela. A depender de outros resultados da rodada, o Vasco pode deixar o Z4 se vencer o jogo, e os números indicam que a equipe carioca é a favorita para o duelo. O time comandado por Mauricio Barbieri tem 35,17% de probabilidade de vencer, 34.52% de empatar e 30,31% de chance de perder mais uma. Para isso, a equipe espera poder contar com a presença dos torcedores em São Januário para buscar a primeira vitória em casa do cruz-maltino no Brasileirão.
As chances do Vasco vencer o título deste ano são ínfimas, mas não nulas: 0,058%. Já a classificação para a Libertadores tem 2,2% de chances de acontecer, mas o índice de conseguir a vaga para a Sul-Americana é mais animador, com 12,1%.
Fonte: O Globo