Futebol

Cerca de 70 atletas acionam o Vasco na Justiça

Quem vencer a eleição de hoje e assumir a presidência vascaína encontrará um quadro extremamente assustador no que diz respeito a dívidas trabalhistas. Isto porque o clube deve a nada menos que 73 profissionais que passaram pela Colina, dentre atletas e treinadores. O último a ingressar na lista foi o tetracampeão mundial Jorginho, que jogou no clube entre 2000 e 2001 e hoje ocupa o cargo de coordenador técnico da Seleção Brasileira. Lista essa que tem vários outros nomes de expressão como o falecido atacante Dener, o atual camisa 10 do time, Edmundo, e o técnico Evaristo de Macedo.

– De acordo com o ato 1269/04 do TRT, a dívida do clube com o jogador juntou-se a outras 72 que estão concentradas na 56ª Vara de Trabalho – afirmou o advogado e procurador de Jorginho, Eduardo Salek Teixeira. – Ao tomar ciência de que deveria pagar o meu cliente, o clube jamais nos procurou no intuito de realizar um acordo, o que, certamente, diminuiria a dívida.

Reversão de justa causa

Segundo Eduardo, Jorginho foi demitido por justa causa pela diretoria do Vasco, que alegou que o jogador havia quebrado a lei do silêncio para reclamar dos salários atrasados, em 2001.

– Conforme noticiado na imprensa na época, o Jorginho foi demitido por justa causa, por quebrar a lei do silêncio imposta pela direção, para reclamar dos salários atrasados. Daí recorri da ação, consegui reverter a justa causa e passei a cobrar o que o Vasco devia – revelou o advogado.

A dívida de Vasco com Jorginho é referente a salários atrasados, fundos de garantia, juros e correção monetária, referentes ao período em que o tetracampeão mundial atuou pelo clube. Depois de muita luta, a diretoria vascaína finalmente reconheceu a dívida e o colocou na mega-lista de credores, que agora atingiu a casa das 73 pessoas.

Dívida milionária

Embora seja difícil precisar os números, a dívida gira na casa dos milhões. Dentre a lista estão: Dener, Edmundo, Pedrinho, Júnior Baiano, Lorena Betina (remadora), Róbson Luiz, Leonardo Moura, Carlos Germano, Euller, Evaristo de Macedo, Petkovic, Alexei (basquete), Cássio (ex-lateral), Manoel Tobias (futsal). Os pagamentos são feitos na ordem de entrada dos pedidos, mas há preferência em caso de o requerente ser idoso. (Nota: Recentemente, o Vasco anunciou ter feito um acordo com a viúva de Dener encerrando a questão judicial em torno do caso.)

Fonte: Jornal do Brasil