Futebol

Centralizado no meio de campo, Marquinhos Gabriel vira referência

Marquinhos Gabriel chegou ao Vasco sem grande alarde por parte dos torcedores. Após temporadas ruins por Cruzeiro e Athletico-PR, o meia de 30 anos foi anunciado como primeiro reforço da temporada ao lado de Ernando. Em uma equipe que segue em formação para os desafios de 2021, o jogador vem dando a volta por cima na carreira e já anotou dois gols, o que rendeu elogios pomposos do técnico Marcelo Cabo.

“Marquinhos Gabriel está feliz no Vasco. É um dos pilares da equipe, tem sido importante para os jovens. Ele recuperou a alegria de jogar futebol. Tem demonstrado ser o pilar, seja na bola parada ou no jogo. Está sempre disposto a ajudar. Ele tem retomado o bom futebol. O começo dele é promissor. Quando estreou contra o Nova Iguaçu, não jogava fazia cinco meses. Quando tivermos como, vamos tirar ele por uns dez dias e dar uma repaginada física. Para eu receber ele melhor”, destacou o comandante.

Após a vitória sobre o Macaé por 3 a 1 pela Taça Guanabara, quando fez um dos gols, de pênalti, Marquinhos Gabriel comemorou em seu Instagram por ter balançado a rede pela primeira vez em São Januário: “Feliz demais pelo primeiro gol na Colina. Confia no processo. Parabéns a todos pelo esforço. Vasco!”.

Nas quatro partidas disputadas, ele já igualou o seu número de gols na temporada de 2020. Mas não são apenas os gols que estão fazendo a diferença. Contra o Macaé, acertou 32 dos 33 passes que fez e deu seis assistências para finalização dos homens de frente.

Marquinhos Gabriel tem se apresentado como um dos líderes do elenco e não foge da responsabilidade de ser o homem da criação. E pelo meio, em substituição a Benítez, que se transferiu para o São Paulo. Para um jogador que ficou conhecido por exercer a função de ponta no decorrer da carreira, atuar centralizado tem sido um recomeço dos mais agradáveis.

“Ele pode me dar essa alternativa. Ele pode também atuar pelo lado direito. Dou liberdade, assim ele circula nas costas dos volantes. Ele tem o penúltimo passe, tem a bola parada. Carlinhos, Pec, Laranjeiras… esses podem jogar nessa função. O importante é criar gama de opções para não ficar engessado e sem opções de mudança”, explicou Cabo.

Marquinhos Gabriel e Vasco assinaram contrato até 10 de dezembro de 2021. Mas o vínculo tem boas chances de ser renovado, principalmente se o jogador mantiver a boa performance, e o Cruz-Maltino atingir o objetivo de retornar para a Série A.

Fonte: Canal do Youtube: Vasco Meu Mundo