Futebol

Centenário de Barbosa será tema de exposição especial no Museu do Futebol

O centenário de vida de Moacyr Barbosa, celebrado neste sábado (27), será tema de uma exposição especial no Museu do Futebol do estádio Pacaembu, na região central de São Paulo, neste semestre.

Siga o SuperVasco nas redes sociais: Bluesky | Facebook | Instagram | Telegram | Threads

A reportagem soube em primeira mão que a mostra temporária abordará a trajetória do goleiro além da Copa do Mundo de 1950.

Para realizar um trabalho digno do goleiro e ídolo do Vasco da Gama, o projeto conta com extensa pesquisa, reunindo entrevistas com biógrafos e especialistas, material de arquivo, conteúdo do Centro de Memória do Vasco e também do acervo pessoal da família.

Uma das colaboradoras desse projeto é Tereza Borba, filha de consideração do ex-goleiro e que há mais de duas décadas tornou-se porta-voz de Barbosa. Ela tem uma verdadeira coleção de recortes de jornais, revistas e objetos históricos do veterano.

Todo o conteúdo selecionado pela equipe de pesquisadores será digitalizado pelo Museu e posteriormente disponibilizado para o público. Fotos e objetos pessoais do jogador estarão na mostra, que também terá um videodocumentário sobre a trajetória do goleiro.

A organização informou que a exposição é uma parceria conta com a parceria do Observatório de Discriminação Racial no Futebol e apoio do SporTV e da farmacêutica EMS por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Moacyr Barbosa nasceu em 27 de março de 1921, em Campinas, no interior de São Paulo, e morreu em 7 de abril de 2000, aos 79 anos, na Praia Grande, litoral paulista, cidade que adotou com a esposa Clotilde nos anos 90 ao deixar o Rio de Janeiro.

Ao longo de uma carreira de mais de 20 anos, Barbosa jogou pelo Clube Atlético Ypiranga, Vasco, Bonsucesso, Santa Cruz e Campo Grande, sendo este o clube no qual se aposentou, aos 42 anos, em 1962. Ainda defendeu a seleção brasileira de 1945 até 1953.

Ele ficou marcado sobretudo pelo vice-campeonato da Copa de 1950, apontado na época como o culpado pela derrota para o Uruguai, diante de 200 mil pessoas no Maracanã, ao tomar o gol de Alcides Ghiggia, o segundo da seleção celeste, a 11 minutos do final.

Mas o veterano está na história do futebol por motivos mais nobres. Foi um dos melhores goleiros da história do país, reconhecidamente o melhor no final dos anos 1940 e início dos 1950, além de ser sido o primeiro a utilizar a camisa 1 (com número nas costas).

Faturou mais de uma dezena de títulos, com destaque para seis edições do Campeonato Carioca e para o Sul-Americano de Clubes Campeões de 1948, ambos pelo Vasco, e o Sul-Americano de seleções de 1949.

Homenagem Disney

Os canais e as plataformas digitais da Disney apresentam nesta semana um especial de fôlego pelo centenário de Moacyr Barbosa. Foram três reportagens no ESPN.com.br abordando a trajetória nos gramados, o símbolo além das quatro linhas e o fim de vida do goleiro.

Abaixo, os textos especiais sobre Moacyr Barbosa e sua centenária vida.

A ESPN Brasil exibiu um programa especial sobre o goleiro vascaíno, com entrevistas recuperadas de Barbosa (alguns trechos são inéditos) e a participação de nomes como Antônio Fagundes, Silvio Luiz de Almeida, Pepe, Helvidio Mattos e Aranha.

A partir deste sábado (27), o especial "Barbosa, 100 anos de perdão" será reprisado no canal. Abaixo é possível verificar os horários e os canais em que o programa estará disponível:

ESPN Brasil - 12h55, dia 27; 10h30, dia 28; 3h15, dia 1º de abril; 3h, dia 2 de abril; 0h30, dia 3 de abril

Fonte: ESPN