Futebol

Celso Roth: técnico disciplinador em busca de reconhecimento

Celso Roth, de 52 anos, é natural de Caxias do Sul (RS) e chega novamente ao Vasco tendo como principal característica a marca de disciplinador. Entretanto, ainda busca títulos que o coloquem no grupo dos principais treinadores do país.

Após iniciar a carreira no Oriente Médio e na Ásia na década de 1980, entrou no mercado brasileiro atuando nas divisões de base do Internacional. Depois de idas e vindas, foi pelo Colorado que, em 1997, destacou conquistando o Gaúcho.

Celso Roth, assim, ganhou destaque no cenário nacional e, dois anos depois, era novamente campeão estadual no Rio Grande do Sul, mas pelo rival Grêmio. No ano 2000, obteve o título da Copa Nordeste com o Sport. Desde então, atravessa um jejum.

Por outro lado, o treinador conquistou o respeito do mercado e as portas dos grandes clubes abriram-se para ele. Passou por Palmeiras, Santos, Goiás e, no Rio de Janeiro, Botafogo, Flamengo e o próprio Vasco. E seu salário está no nível dos principais técnicos do mercado nacional.

Nas últimas duas temporadas, fez trabalhos considerados bons no Grêmio - foi vice-campeão brasileiro em 2008 - e no Atlético-MG - após ficar entre os primeiros, terminou em sétimo no Brasileiro 2009. No entanto, a queda de rendimento dos dois times desgastou sua passagem nos dois clubes.

Celso Roth, após ser demitido pelo Galo, teve seu nome ligado a Flamengo, ao próprio Vasco e à Seleção Brasileira (para o cargo de observador).

Fonte: Lancenet!