CBF pode reescrever história do futebol brasileiro
A CBF tem em mãos a chance de reescrever a história do futebol brasileiro: a entidade vai analisar nas próximas semanas um pedido de Santos, Cruzeiro, Fluminense, Botafogo, Palmeiras e Bahia para que os vencedores da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa sejam reconhecidos como campeões brasileiros.
Opine: a CBF deve considerar os vencedores da Taça
Brasil e do Robertão como campeões brasileiros?
Esses torneios foram disputados nas décadas de 1950 e 1960, antes da criação do Campeonato Brasileiro, em 1971, e indicavam os clubes brasileiros para a disputa da Copa Libertadores.
Nesta quarta-feira (10), um grupo de dirigentes liderados pelo presidente do Santos, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, entregou ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, um dossiê que mostra como os vencedores desses torneios eram considerados legítimos campeões nacionais.
Para ele, cujo time se tornaria octacampeão brasileiro com o reconhecimento, a CBF deve atender ao pedido como um reconhecimento às glórias de três campeões do mundo que não têm o título de campeão brasileiro em seus currículos: Pelé, do Santos; Garrincha, do Botafogo; e Tostão, do Cruzeiro.
- É uma iniciativa que corre pelos clubes e pelas arquibancadas há muitos anos e nós decidimos formalizar. Esses títulos estão na memória dos torcedores, e nosso dossiê mostra que toda a imprensa, a cada título conquistado, consagrava os vencedores daqueles torneios como campeões brasileiros. Para nós, será legitimar algo que já é um patrimônio da torcida do Santos
A Taça Brasil era um torneio disputado em formato de mata-mata, como a atual Copa do Brasil, apenas com os campeões estaduais. O Robertão ou Taça de Prata, como ficou conhecido o Roberto Gomes Pedrosa, foi um inchaço do Rio-São Paulo com a presença de alguns dos principais clubes de Minas, Rio Grande do Sul e do Nordeste.
Se a CBF aceitar a demanda, Palmeiras e Santos serão os maiores campeões brasileiros em todos os tempos, com oito títulos cada um.
Veja abaixo os campeões de cada um dos torneios:
Taça Brasil
1959 - Bahia
1960 - Palmeiras
1961 - Santos
1962 - Santos
1963 - Santos
1964 - Santos
1965 - Santos
1966 - Cruzeiro
1967 - Palmeiras
1968 - Botafogo
Robertão
1967 - Palmeiras
1968 - Santos
1969 - Palmeiras
1970 - Fluminense
Agradecemos ao nosso colaborador Jorge Luiz Alves Bezerra, do site Paixão da Gama pelo envio da matéria.
Você já enviou sua notícia para o SUPERVASCO.COM? Se não enviou ainda, faça-o através da seção VC no SV e torne-se um colaborador do site. Fonte: R7.com.br
- SuperVasco