CBF iniciou os treinamentos dos árbitros de vídeo para recurso ser validado
Após o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, coronel Marcos Marinho, declarar a implantação dos árbitros de vídeo já nesta edição do Campeonato Brasileiro, a CBF já se mobiliza para garantir que a novidade ocorra sem grandes problemas. Um treinamento foi realizado pela entidade com 16 supervisores para atualização de protocolo e revisão de instruções.
O trabalho teórico foi comandado pelo instrutor Manoel Serapião Filho e acompanhado pelo presidente Marcos Marinho, que fez questão de destacar a importância de o árbitro saber consultar o árbitro de vídeo no momento certo:
– O árbitro moderno precisa entender que a função dele está mudando e que o Árbitro de Vídeo vem para garantir uma arbitragem ainda melhor e mais eficiente. O árbitro terá que saber usar o AV com inteligência para não atrapalhar a dinâmica do futebol, que é a essência do uso da tecnologia - disse o mandatário.
Apesar de a novidade ter pego todos de surpresa, Manoel Serapião Filho garante que a CBF está pronta para a utilização dos árbitros de vídeo:
– Desde março do ano passado, todos os cursos e treinamentos promovidos pela Comissão de Arbitragem da CBF têm o tema “Árbitro de Vídeo” como parte das atividades. Além disso, nós participamos de todos os workshops realizados pela FIFA sobre o AV em Londres, Amsterdã, New Jersey e Zurique. Agora, vamos dar mais um passo para a implantação do AV – explica Manoel Serapião.
Dando continuidade aos treinamentos, nos próximos dias, 64 árbitros e árbitros-assistentes passarão por avaliações e atividades teóricas e práticas nos moldes da Conmebol.
Fonte: ge