Futebol

CBF destaca momento do Vasco na temporada

Clubes se encaram nesta quinta-feira em São Januário. Cariocas ainda não perderam no ano e catarinenses miram resultado positivo para confronto da volta

Atenções voltadas para a Copa do Brasil! Nesta quinta-feira (14), o Vasco da Gama recebe o Avaí às 21h30 (horário de Brasília), em confronto válido pela terceira fase do torneio nacional. 

Na atual temporada, o Vasco da Gama segue sem saber o que é perder. Até o momento, foram 12 jogos, nove vitórias e três empates do Gigante da Colina. A marca é extremamente positiva, mas o técnico vascaíno Alberto Valentim prefere manter a cautela para o duelo, especialmente por conhecer bem o técnico Geninho, com quem trabalhou nos tempos de jogador.

– Temos que mudar a chave, pois agora é uma outra competição, com regulamento diferente. Precisamos estar bem atentos nesse jogo difícil que teremos contra o Avaí. É uma equipe que possui um técnico muito experiente. Já tive o prazer de ser treinado pelo Geninho e sei como ele sabe montar muito bem os times que comanda. Além disso, o Avaí possui jogadores experientes no sistema defensivo e um ataque muito veloz. Precisamos ter muito cuidado – disse Valentim.

Na Copa do Brasil 2019, o Vasco estreou com empate por 2 a 2 diante da Juazeirense-BA, avançando à segunda fase por ser mais bem colocado no Ranking Nacional de Clubes da CBF. Já na segunda fase, o Gigante da Colina eliminou o Serra-ES ao vencer fora de casa, por 2 a 0.

Avaí vive semana de decisões

Os cariocas serão o primeiro desafio do Avaí na semana. Além do duelo diante do Vasco, o clube catarinense tem um clássico diante do Figueirense pela frente, no domingo (17), válido pelo Campeonato Catarinense. Titular na equipe do técnico Geninho, o volante Matheus Barbosa destacou o peso dos torneios para o Leão, além do desafio de dar fim à invencibilidade carioca na temporada.

- São dois torneios importantes para nós. A Copa do Brasil, não só pelo lado financeiro, mas também por ser um dos principais campeonatos do país, que reúne grandes equipes. Um passo de cada vez, por isso nosso foco está no jogo de amanhã, contra o Vasco. Será uma partida bem complicada, eles vivem bom momento e ainda não perderam na temporada. Temos que jogar com inteligência e trazer uma boa vantagem para o jogo da volta, na nossa casa - analisou Matheus.

Antes de chegar à terceira fase, o Avaí garantiu duas vitórias na Copa do Brasil. Logo na estreia, o Leão goleou o Real Ariquemes por 4 a 1, fora de casa. No último confronto, os catarinenses superaram o Brasil-RS por 2 a 0.

Os números do confronto

Até o momento, Vasco da Gama e Avaí se enfrentaram em 22 ocasiões (incluindo amistosos, 15 jogos oficiais). O retrospecto é favorável aos cruz-maltinos: são 12 vitórias do Gigante da Colina, quatro empates e seis triunfos do Leão.

Na Copa do Brasil, foram apenas dois confrontos - mas estes certamente despertam boas memórias na torcida carioca. Após um 0 a 0 na ida em São Januário e um triunfo por 2 a 0 na Ressacada, em 2011, o Vasco despachou os catarinenses e avançou à decisão da competição nacional. Posteriormente, diante do Ceará, o Cruz-Maltino garantiu seu único título do torneio até hoje.

Mudanças no regulamento

A partir da terceira fase da Copa do Brasil, as vagas nas etapas seguintes serão definidas em confrontos de ida e volta. Caso haja um empate na soma dos placares ao final dos dois jogos, o critério de desempate é o maior saldo de gols. Se a igualdade permanecer, a classificação será determinada após cobranças de pênalti.

Quanto vale a classificação?

A partir da terceira fase da Copa do Brasil, as cotas financeiras são as mesmas para os grupos 1, 2 e 3 de clubes. Quem avançar à quarta fase garante R$1.9 mi nos cofres. A relação completa de clubes e valores está disponível para consulta no site da CBF.

O canal SporTV transmite a partida, que será no estádio São Januário, no Rio de Janeiro. O trio de arbitragem do duelo é composto pelo árbitro Flavio Rodrigues de Souza, assistido por Alex Ang Ribeiro e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa; todos são de São Paulo.

Fonte: CBF