Futebol

CBF condenada a indenizar torcedor Vascaíno

O escândalo de manipulação de resultados no Campeonato Brasileiro de 2005, envolvendo o árbitro Edílson Pereira de Carvalho, ainda incomoda a Confederação Brasileira de Futebol. Nesta quarta, a CBF foi condenada pela 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis do Rio a pagar R$ 2.000 por danos morais ao torcedor Nilton Carreiro da Silva Neto.

Nilton comprou ingressos para os jogos Vasco x Botafogo e Vasco x Figueirense, que foram anulados pela CBF porque Edílson influiu no resultado. Os jogos foram remarcados após a descoberta da fraude nos resultados das partidas.

Para o relator do recurso, o juiz Brenno Mascarenhas, o torcedor compareceu ao Estádio de São Januário, onde foram realizadas ambas as partidas, para assistir às disputas esportivas e a jogos limpos e válidos para o campeonato.

- Era essa a promessa do réu, mas ela não se cumpriu e os jogos não valeram.

Segundo o juiz, todo torcedor têm o direito de que a arbitragem seja feita de forma independente e imparcial nas competições esportivas.

- Porém, o árbitro em questão não atuou com imparcialidade. Nos termos do Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor é a entidade responsável pela organização da competição. Diante disso, o réu passa a responder de forma objetiva pelo dano causado - concluiu o juiz.

Fonte: Globo Online