Futebol

CBF adota fonte padrão para uniformes do Brasileirão

Uma prática cada vez mais comum na Europa chega ao Brasil, a partir deste ano, os clubes do Brasileirão irão ter uma fonte padrão nos uniformes nas partidas do nacional.

Obrigatoriamente a partir da quarta rodada do Brasileirão, os clubes terão de adotar uma fonte padrão em todas as partidas do nacional. A medida é comum em alguns países da Europa, e está sendo cada vez comum nas ligas nacionais ao redor do mundo.

A medida não foi anunciada com muito alarde, como nota o site Mantos do Futebol, mas o primeiro clube a comentar a numeração foi o Ceará, na partida contra o Grêmio, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Outro clube que já utilizou a fonte padronizada foi o Atlético-GO, na vitória contra o Corinthians.
 

O estilo da fonte segue a identidade visual do Brasileirão, trazendo uma fonte com sombra em cor oposta e bordas na cor principal. o Escudo do clube é aplicado na parte inferir, junto com o símbolo do campeonato. Também há um QR code mais ao lado. Caso o clube possua um patrocinador nos números, é aplicado na parte superior da numeração. As letras seguem a mesma fonte, com a mesma cor principal e bordas na cor oposta, sem a sombra utilizada no número. As informações foram divulgadas inicialmente pelo Mantos do Futebol e confirmadas pelo Papo na Colina.

Ainda não se sabe se os clubes da Série B, no caso do Vasco, também irão adotar o novo padrão de numeração ou se será algo exclusivo da Série A.

Abaixo as fontes usadas pela La Liga (Espanha), Premier League (Inglaterra) e Ligue 1 (França). Em 2020, a Série A (Itália) também adotou fontes padronizadas.

Foto: Marca Fontes usadas pela La Liga desde 2017
Fontes usadas pela La Liga desde 2017
Foto: Classic Football Shirts Fontes usadas pela Premier League na história
Fontes usadas pela Premier League na história
Foto: Footy Headlines Fontes usadas pela Liga italiana desde 2020
Fontes usadas pela Liga italiana desde 2020
Foto: Footy Headlines Fontes usadas pela Liga francesa desde 2020
Fontes usadas pela Liga francesa desde 2020


 

Fonte: Papo na Colina