Futebol

Caso mantenha média de gols, Edmundo deverá superar Romário

Na matemática de Edmundo, faltam quatro vitórias para o Vasco se livrar do pesadelo chamado rebaixamento. Nas contas da história do Campeonato Brasileiro, o mesmo algarismo é que separa o atacante da vice-artilharia de todos os tempos na história da maior competição do Brasil. Afinal, faltam apenas quatro gols para ele superar Romário e ser o segundo maior goleador dos Brasileiros. E a sua média de gols em 2008 indica que ele vai chegar lá.

No início deste ano, o atacante tinha 140 gols na história. Estava a 15 de Romário e superá-lo ainda nesta competição parecia um feito muito distante. Veio, então, a aposentadoria definitiva do Baixinho e Edmundo voltou a ter o faro de artilheiro de outros tempos. Em 20 jogos disputados no Brasileiro, Edmundo marcou 12 gols. A média de 0,6 gol por partida colocou o Animal muito próximo da marca.

Caso a aptidão de fazer gols desse ano continue a mesma até o fim da competição, Edmundo fará exatamente quatro gols nas últimas sete partidas e irá superar Romário. Na história dos Brasileiros, a média de Edmundo é de 0,5 gol por partida, já que são 152 gols marcados em 307 partidas até agora.

No entanto, não fosse um jogo em 2005 e o Animal poderia precisar atualmente apenas de mais um gol para desbancar Romário da vice-artilharia do Brasileiro. Isto porque, naquele ano, quando ainda atuava pelo Figueirense, Edmundo marcou três gols na vitória de 4 a 1 dos catarinenses sobre o Juventude. Mas, posteriormente, a partida foi uma das 11 anuladas pelo STJD devido ao escândalo de arbitragem. Como conseqüência, os três gols acabaram anulados.

Apesar da proximidade do recorde, Edmundo parece se manter alheio. Já declarou gostar de individualidades, mas, hoje, pensa apenas em salvar o time. Ontem, no desembarque, mais uma vez preferiu o silêncio. Passou reto, driblando que estava à sua frente. Como já fez por 152 vezes em Brasileiros.

Em campo, Edmundo já igualou Romário, mas teve três gols anulados pelo escândalo de arbitragem

155 gols tem Romário na história dos Brasileiros.

152 gols tem o atacante Edmundo na história de Brasileiros. Ele está em terceiro, logo atrás de Romário e Dinamite.

Top de linha

12 gols marcou o atacante Edmundo no Campeonato Brasileiro desta temporada.

307 partidas no Campeonato Brasileiro disputou o atacante Edmundo desde sua estréia, pelo Vasco, em 92.

Fonte: Lance