Carlos Leite emprestou dinheiro ao Vasco
Em 2007, Alberto Dualib renunciou à presidência após 14 anos no comando corintiano. Na sequência, o clube caiu à Série B. Em 2008, Eurico Miranda deixou de ser o homem forte do Vasco depois de 20 anos. Em seguida, o time carioca foi rebaixado no Brasileiro.
Com tragédias similares, Vasco e Corinthians foram beber na mesma fonte para se reerguer. Falidos por dívidas, buscaram recursos de terceiros para montar seus times. Em ambos os casos, apresentou-se o agente Carlos Leite.
Turbinado por negociações de atletas à Europa, fez empréstimos, negociou contratações, acertou a chegada de técnicos e cartola e, claro, levou seus jogadores aos clubes.
No Corinthians, foram R$ 600 mil de empréstimo para comprar direitos sobre Eduardo Ramos e Wellington Saci, dois de seus jogadores. No total, Leite representa quatro atletas no atual elenco (André Santos, Souza, Cristian e Saci), além do técnico Mano Menezes.
No Vasco, o agente também emprestou dinheiro. Há seis jogadores representados por ele -Mateus, Souza, Tite, Ramon, Carlos Alberto e Léo Lima.
Esse número pode subir para nove atletas: Enrico, Fagner e Rodrigo Pimpão também chegaram a São Januário pelas suas mãos e podem ser representados por ele no futuro. Leite adianta dinheiro para a compra de direitos e fica com percentual sobre o jogador se o clube não quitar a dívida.
Além disso, o diretor de futebol, Rodrigo Caetano, chegou com o seu auxílio ao clube.
\"Não sou empresário que trabalha só com o Vasco ou só com o Corinthians. No total, tenho cerca de 40 jogadores. Estou ajudando agora o Vasco como ajudei o Corinthians. Tem algo especial porque torço para o Vasco\", afirmou Leite.
Com convivência com o agente, o vice-presidente de futebol do Vasco, José Hamilton Mandarino, disse ter recorrido a ele pela inexperiência da diretoria no mercado do futebol.
\"Ele desempenhou o papel de investidor. São caminhos tortuosos para se chegar ao atleta. Precisávamos compor quase todas as posições do time. Tínhamos dificuldade\", contou o cartola vascaíno.
A diretoria vascaína confirma ter recebido empréstimo do agente, sem revelar o valor. Leite diz que os recursos são de um fundo de investidores.
Wagner Ribeiro e Traffic também ajudaram o clube, disse a diretoria. Ambos têm atletas em série no Corinthians.
As semelhanças não são coincidências. Ao cair para a Série B, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, passou a pedir conselhos ao mandatário corintiano, Andres Sanchez.
Já ouviu do dirigente paulista que tem de ficar bem com as organizadas, que têm prioridade nos bilhetes no clube. No Vasco, esses torcedores pagam meia-entrada. Andres ainda recomendou usar o Estadual para treinar o time para a Série B.
Agora, os vascaínos querem marcar reunião para ouvir experiências da Segundona. Querem saber o que enfrentarão em campo e como negociar os contratos de TV. Novatos, seguem a cartilha dos veteranos.
Mais lidas
- 1 Gilmar Ferreira: Vasco falha na defesa de Rafael Paiva
- 0 Vasco enfrenta o Corinthians neste domingo (24), na Neo Química Arena
- 0 BTB Sports fala sobre busca do Vasco por jogadores para próxima temporada
- 0 Futbolaço Podcast: Azevedo faz análise da passagem do Payet pelo Vasco
- 1 AV Mais: Vasco encara o Corinthians dias após declarações de Ramón Díaz
- 0 Base: Vasco enfrenta Fluminense hoje (24) na semifinal da Taça Rio
- 2 Vasco não vence o Corinthians em SP há 17 anos
- 0 Gabriel Pec: 'Nunca vou conseguir esquecer o Vasco, tirar do meu coração'
- 0 Vasco publica arte referente ao jogo de hoje (24)
- 0 VascoTV mostra como foi último treino e viagem para São Paulo; vídeo