Futebol

Carlos Germano vê futuro promissor para Yuri, xodó em Pinheiral

Eles trabalham muito no dia a dia de competições e sofrem ainda mais durante a pré-temporada. Não é diferente no Vasco. A comissão técnica levou quatro goleiros para a pré-temporada, em Pinheiral, interior do Rio de Janeiro. Além de Michel Alves, Alessandro e Diogo Silva, Yuri chama a atenção pela juventude e dedicação aos treinos. A prática de “estágio” no profissional é comum em São Januário, mas foi intensificada após a integração promovida por Mauro Galvão, coordenador das categorias de base. Deixando a timidez de lado, a promessa de 15 anos já ganhou o status de mascote do elenco.

Desde a temporada de 2011, o procedimento acontece. Desta vez, Yuri foi escolhido pelas ausências de Jordi - quarto goleiro - e Gabriel Felix. O primeiro foi convocado para a seleção brasileira sub-20 após servir ao Cruzmaltino na Copa São Paulo de Juniores. Yuri conversa bastante com Carlos Germano, preparador de goleiros, e recebe a atenção dos companheiros de posição a cada exercício.

Visto como promessa, o jovem encara os treinamentos no mesmo nível e intensidade dos demais. Carlos Germano e Márcio, também treinador da posição, não o poupam e cobram bastante para o aprimoramento o mais breve possível. A ideia é a de trabalhar com os goleiros das categorias de base com frequência nos profissionais. O “estágio” é supervisionado de perto pelo diretor técnico Ricardo Gomes e Mauro Galvão, coordenador da base do Gigante da Colina.

“A ideia é a de mobilizar todas as categorias do clube para que estejam conosco. A rotatividade de goleiros é enorme no Vasco desde o pré-mirim até o profissional. Estamos integrando todos neste processo. Vejo no Yuri um futuro promissor. Isso é o que o Vasco busca”, explicou Carlos Germano.

Sem se deslumbrar com a oportunidade, o jovem mostrou tranquilidade e deixou claro o objetivo para a carreira como jogador de futebol. “É um privilégio o Carlos Germano me chamar para treinar a pré-temporada. Agora é só fazer o meu papel para ser chamado outras vezes e assinar o contrato profissional. Se Deus quiser serei um dos ídolos vascaínos”, comentou Yuri à Vasco TV.

Inicialmente, Yuri retorna ao Infantil ao encerramento da pré-temporada. Porém, deve treinar com frequência no grupo profissional. Alessandro inicia o ano como titular após a transferência de Fernando Prass para o Palmeiras. Contratado, Michel Alves começa 2013 no banco de reservas.

Fonte: UOL Esportes