Mercado

Carlos Alberto diz que talvez possa voltar ao Vasco

O médio brasileiro Carlos Alberto foi um dos protagonistas da última final europeia ganha por uma equipa portuguesa. Marcou o primeiro golo do FC Porto no jogo decisivo da Liga dos Campeões de 2004. Sete anos depois, o brasileiro recordou ao PÚBLICO histórias curiosas da final de Gelsenkirchen, como ter ficado com a bola do jogo.

“Queria levar uma lembrança para os meus filhos. Meti a bola debaixo da blusa, mas tive de correr muito. Muita gente a queria. Até o motorista Domingos Pereira. Mando até um abraço para ele, porque ele não está muito bem de saúde”, contou ao PÚBLICO Carlos Alberto, por telefone.

O brasileiro tem as imagens gravadas e ainda hoje se ri à gargalhada porque um comentador, quando o viu com a bola debaixo da camisola, gritou “ali está Carlos Alberto grávido de uma Liga dos Campeões”. “Não sou paneleiro, mas adorei a expressão”, brinca o brasileiro, que antes desse jogo presenciou mais uma das famosas premonições de Mourinho.

Dias antes da final de Gelsenkirchen, o FC Porto perdeu a final da Taça com o Benfica. No final desse jogo, o treinador chamou Carlos Alberto e disse-lhe: “Miúdo, prepara-te, que vais ser titular e vais marcar um golo.” “Respondi: ‘Já estou preparado. Sempre estive. Se lá na favela de onde eu venho tem bala perdida, como é que eu vou ter medo de jogar a Liga dos Campeões? E ele me abraçou e disse: ‘Vamos ser campeões!’”, contou ainda Carlos Alberto, que se considera o jogador mais novo de sempre a marcar na final da Champions – os factos, no entanto, mostram que Kluivert marcou na final de 1995 pelo Ajax, aos 18 anos e 327 dias, contra os 19 anos e 167 dias. “Não quero saber disso”, responde o médio, que teve naquela final o momento mais alto da carreira.

Hoje Carlos Alberto está sem clube, depois de ter sido dispensado pelo Grêmio de Porto Alegre. O fraco rendimento e os casos extra-futebolísticos levaram o clube a rescindir o contrato de empréstimo feito com o Vasco da Gama.

Quando estava no Inter de Milão, Mourinho deu o exemplo de Carlos Alberto para falar de futebolistas talentosos que se deixam inebriar pelo sucesso.

“Falei poucas vezes com ele depois de sair do FC Porto. Só quando ele veio ao Brasil e vi que ele tem muito carinho por mim. Sou fã dele. Apesar de muita gente dizer que ele é prepotente e arrogante. Não é nada disso. Quem trabalhou com ele no balneário sabe que ele é uma pessoa extremamente humana”, defende o jogador brasileiro.

Agora, aos 26 anos, Carlos Alberto tem futuro incerto. “Espero resolver a minha situação, porque não vou ficar mais no Grêmio. Talvez volte para o Vasco. Ou negoceio com outro clube aqui do Brasil ou do exterior. Tenho muita vontade voltar a Portugal. Foi um lugar onde me senti bem e feliz”, acrescentou o brasileiro.

Fonte: DNDesporto