Futebol

Cariocas acham que Vasco é o time menos cotado para ganhar o Brasileirão

Está no palco - e não nos bastidores - o berço da crise do futebol do Rio. Esta é a opinião da maioria dos torcedores cariocas, segundo a pesquisa do Laboratório UniCarioca de Pesquisas Aplicadas. Para 33,11% dos entrevistados, os jogadores são os maiores responsáveis pela má fase dos clubes da cidade.

Os chamados artistas do espetáculo superam por pouco os dirigentes de clubes, acusados por 31,79% dos torcedores. No entanto, é significativo que, somados ao presidente da Federação de Futebol do Rio (17,22%), os malfadados cartolas respondem por quase 50% da responsabilidade pela decadência do futebol carioca.

- Quem está correndo em campo são os jogadores. Por isso, essa culpa toda para gente. Mas a responsabilidade deve ser distribuída entre todos - afirma Marcão, do Fluminense.

- Somos nós que botamos a cara para bater. Só que muita coisa de fora influi no rendimento do time. Mas o torcedor pode nos cobrar porque, de fato, os times têm deixado a desejar - concorda o rubro-negro Fernando.

Houve também um pouco de autocrítica na escala de culpa pela decadência do futebol no Rio. Quase 10% dos torcedores acreditam que são eles mesmos os maiores causadores da crise. Culpa no cartório também para os jornalistas, com quase 8%.

No meio de um cenário amargo, sobrou espaço para alguma esperança. O Botafogo apareceu no topo das respostas para a pergunta: \"Qual é o time favorito para conquistar o Campeonato Brasileiro?\": 18,25% apostaram no atual campeão estadual. O São Paulo vem em segundo com 9,52%, seguido de Corinthians (6,35%), Santos (6,35%) e Inter (4,76%).

- É uma responsabilidade grande começar o campeonato com a confiança do torcedor. Mas estamos prontos para corresponder - afirmou o atacante alvinegro Reinaldo.

A confiança no Botafogo parece reflexo direto do título estadual. Mesmo porque 28,23% dos entrevistados consideram que o campeonato do Rio serve para avaliar como estão os times para a disputa do Brasileiro. Pouco mais de 21,77% pensam o contrário e 22,58% acham que dá para avaliar em parte. Estes números também ajudam a explicar por que, considerando-se somente os cariocas, o Botafogo é quem tem mais chances de se sair melhor no Brasileiro, com 30,08% dos votos.

Entre a depressão e a euforia, o Flamengo aparece em seguida, com 15,04%. O Fluminense recebeu 11,28% dos palpites, o Vasco 10,53% e 33,07% não souberam dizer quem será o melhor carioca. A lanterninha entregue ao clube de São Januário neste item não agradou ao técnico Renato Gaúcho.

- Por causa dos campeonatos recentes, não tiro a razão do torcedor por desconfiar dos clubes do Rio, mas está tudo nivelado no futebol brasileiro. Quero que me apontem que time é melhor que o Vasco. Os torcedores terão outro grau de confiança no Vasco ao fim do Brasileiro.

Fonte: O Globo