Futebol

Cariocão 2025 deve ter cerca de 10 jogos fora do Rio de Janeiro

O Campeonato Carioca começa neste sábado (11) com o confronto entre Botafogo e Maricá, no Nilton Santos. Mas, apesar de ser um Estadual, o Carioca de 2025 será praticamente um campeonato nacional, com jogos disputados em quatro regiões diferentes do Brasil.

Até o momento, cinco jogos da Taça Guanabara já estão confirmados para fora do Rio de Janeiro. E a Trivela apurou que outras duas partidas também estão perto de serem confirmadas longe de solo fluminense.

O Flamengo vai disputar seus quatro primeiros jogos longe do Rio de Janeiro. Serão dois como mandante e dois como visitante. O Vasco também já tem uma partida confirmada para Manaus e deve anunciar em breve outros dois duelos longe de São Januário.

Além da partida contra o Madureira, pela 4ª rodada, que será disputada na Arena da Amazônia, o Vasco vai levar o jogo contra o Volta Redonda para o Kléber Andrade, em Cariacica, e o clássico com o Fluminense para o Mané Garrincha, em Brasília. As partidas são válidas pelas 7ª e 8ª rodada e acontecem no começo de fevereiro. Faltam detalhes burocráticos para o Cruz-Maltino anunciar os locais das partidas.

Maracanã só no fim de janeiro

Um dos principais palcos do futebol carioca e brasileiro, o Maracanã, utilizado por Flamengo e Fluminense, passa por um processo de “revitalização” do gramado. Depois de receber muitos jogos em 2024, a administração do estádio optou por dar um “descanso” ao campo em janeiro para fazer a manutenção do mesmo.

De acordo com a “ESPN”, o primeiro jogo do Carioca no Maracanã só deve ocorrer na sexta rodada, entre Flamengo e Sampaio Corrêa, no dia 29 de janeiro.

O que diz o regulamento do Carioca sobre jogos fora do Rio

O regulamento do Campeonato Carioca, é claro, permite a realização de jogos fora do Rio de Janeiro. Caso o mandante da partida seja um dos quatro grandes do Rio, o clube precisa ter a autorização da Ferj e da federação do local aonde a partida será realizada.

Além disso, também precisa garantir uma cota mínima de R$ 200 mil para o clube visitante – caso o time não seja um dos quatro grandes. Caso 10% da receita líquida da partida corresponda mais de R$ 200 mil, o clube grande deve repassar este percentual ao visitante. Os gatos com a logística do time visitante também são de responsabilidade do mandante.

Caso o mandante seja um clube de menor expressão contra um dos quatro grandes, o time visitante precisa concordar com a mudança do local da partida. O mesmo acontece nos clássicos que forem disputados longe do Rio de Janeiro.

Jogos do Carioca fora do Rio de Janeiro

1ª rodada

Flamengo x Boavista – 12/1 – Baptistão – Aracaju-SE

2ª rodada

Madureira x Flamengo – 16/1 – O Amigão – Campina Grande-PB

3ª rodada

Flamengo x Nova Iguaçu – 19/1 – Castelão – São Luís-MA

4ª rodada

Bangu x Flamengo – 22/1 – Castelão – São Luís-MA
Vasco x Madureira – 23/1 – Arena da Amazônia – Manaus-AM

7ª rodada

Vasco x Volta Redonda – 1/2 – Kleber Andrade – Cariacica-ES*

8ª rodada

Vasco x Fluminense – 5/2 – Mané Garrincha – Brasília-DF*

* Jogos a confirmar

Fonte: Trivela