Futebol

Carioca termina com estádios vazios e desequilíbrio técnico

O Campeonato Carioca de 2010 terminou mais cedo, graças ao Botafogo, que conquistou a Taça Gunabara e a Taça Rio, sendo campeão sem a necessidade das finais - algo que não acontecia desde 1998. O Estadual do Rio deste ano vai ficar marcado, sem dúvidas, pelos estádios vazios e pelo desequilíbrio técnico.

Em todo o campeonato, oito jogos envolvendo grandes tiveram público inferior a mil pagantes. Durante toda a competição, o Maracanã só recebeu lotação máxima na final da Taça Guanabara, entre Botafogo e Vasco. A final da Taça Rio, que deu o título carioca ao Botafogo diante do Flamengo, teve pouco mais de 50 mil pagantes e muitos espaços vazios na arquibancada branca e nas cadeiras azuis. Botafogo x Flamengo, pela Taça Rio, no Engenhão, teve menos de 7 mil pagantes.

O Estadual deste ano teve a pior média de público dos últimos anos: 4.208 pagantes, 55% a menos que a média da edição de 2009. Aliás, a média de público tem caído a cada ano: 11.284 (2007), 8.518 (2008), 7.535 (2009) e 4.208 (2010). O alto preço dos ingressos, a quantidade de jogos contra times pequenos, os horários e a transmissão pela TV aberta foram apontado como vilões.

A renda também foi pífia. Os clubes não conseguiram grandes arrecadações e oito agremiações terminaram no vermelho: América, Boavista, Fluminense, Friburguense, Macaé, Madureira e Resende. O desequilíbrio técnico também deu o tim do que foi o Estadual: apenas duas vitórias dos pequenos sobre os grandes (Olaria e Americano sobre o Vasco). É bom lembrar que, dos pequenos, apenas Volta Redonda e Americano puderam usar seus estádios contra os grandes, devido a uma imposição da rede de TV que detém os direitos de transmissão.

MELHOR ATAQUE: Flamengo (46 gols)
MELHOR DEFESA: Vasco (14 gols)
PIOR ATAQUE: Friburguense (14 gols)
PIOR DEFESA: Macaé (36 gols)
TIME MAIS INDISCIPLINADO: Vasco (71 cartões amarelos e 9 vermelhos)
FAIR-PLAY: Volta Redonda (38 cartões amarelos e 5 vermelhos)
ARTILHEIRO: Vagner Love (15 gols)

CLASSIFICADOS À COPA DO BRASIL: Botafogo, Flamengo, Vasco e Fluminense
CLASSIFICADO À SÉRIE D DO BRASILEIRO: América
REBAIXADOS À SEGUNDA DIVISÃO: Tigres e Friburguense

Fonte: Lancenet!