Futebol

Carioca pode ser última chance para sequência de Estrella no Vasco

Estrella completa 21 anos nesta terça-feira e terá como presente uma última chance para retomar sequência no Vasco neste início de temporada. O jogador passa por uma avaliação da comissão técnica e está no grupo que disputará as primeiras partidas do Campeonato Carioca.

Caso não corresponda, a tendência é que o clube busque um empréstimo para dar minutagem e consolidá-lo no profissional. O meia reapresentou-se na última sexta-feira com a primeira parte do elenco do Vasco, que conta, em sua maioria, com jogadores formados nas categorias de base e atletas que retornaram de empréstimo.

A sequência do meia no profissional do Vasco foi bastante prejudicada por lesões. O meia convive com problemas no joelho desde 2024 e não conseguiu engrenar no time profissional em 2025. Foram apenas três jogos na última temporada. As possíveis oportunidades diminuíram ainda mais depois da chegada dos reforços na última janela de transferências, e Estrella chegou a descer para a equipe sub-20 para reforçar o elenco em jogos decisivos pela categoria.

Apesar da alta concorrência, o principal adversário de Estrella no Vasco está no aspecto clínico. O jovem foi desfalque por mais de um ano. No dia 29 de junho de 2024, diante do Botafogo, o meia sofreu uma lesão no joelho direito agravada por uma alteração anatômica congênita — ou seja, por uma condição com a qual ele nasceu, conhecida como variante discoide. O problema exigiu uma cirurgia para estabilização do menisco. Pela complexidade da cirurgia, a recuperação sempre foi tratada com cautela.

O meia operou o joelho direito na ocasião e se recuperou para se reapresentar ao Vasco no início do ano. Com expectativa de ser utilizado, Estrella foi testado em treinamentos, mas apresentou inchaço e incômodo durante toda a preparação. Ele passou por artroscopia no local no fim de janeiro para corrigir o problema.

O problema no joelho foi uma preocupação ao longo de todo 2025. Agora, Estrella terá a oportunidade de dar a volta por cima no início de uma nova temporada. Caso não corresponda, a tendência é que a direção busque um período de empréstimo para dar uma maior rodagem ao meia de 21 anos.

O clube vê os casos de JP e Barros como exemplos de empréstimos de sucesso no passado recente. JP foi emprestado ao Avaí em 2025 e consolidou-se como um titular importante da equipe na Série B. Está de volta ao Vasco e faz parte dos planos da comissão técnica neste início de ano. Barros, por outro lado, passou por empréstimos para Amazonas e América-MG, antes de voltar ao Vasco em setembro e se tornar titular absoluto do time comandado por Fernando Diniz.

Com Estrella no grupo, o primeiro compromisso do Vasco na temporada acontece no dia 15 de janeiro, diante do Maricá, pela estreia no Campeonato Carioca.

Fonte: ge