Futebol

Carioca 2009: de elenco renovado, Vasco quer acabar com jejum de seis anos

Após sofrer com a queda para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Vasco inicia a temporada 2009 com uma nova mentalidade, um novo planejamento e com um elenco completamente renovado. Além disso, o clube saiu das mesmice quando escolheu o seu novo treinador. Em vez de Antônio Lopes e Renato Gaúcho, o nome da vez é Dorival Júnior. Do time rebaixado, apenas 11 jogadores permaneceram, destaques para os jovens Alan Kardec e Alex Teixeira. Para se ter uma idéia da mudança do grupo, o time da Colina contratou 18 atletas para a disputa do Carioca, da Copa do Brasil e da Segundona.

No elenco renovado, os destaques são os meias Leo Lima e Carlos Alberto. Além dos dois medalhões, a diretoria investiu em dois atletas do Santo André, vice-campeão da Série B em 2008. Elton e Jéferson chegam ao clube com moral, já que herdaram as camisas 9 e 10, respectivamente. Outra aposta é no atacante Rodrigo Pimpão, ex-Paraná, considerado uma das principais revelações do futebol paranaense nos últimos anos.

Além da mudança do plantel, a diretoria decidiu tomar rumos profissionais no departamento de futebol. Para isso, Rodrigo Caetano, ex-Grêmio, foi contratado para ser o executivo do futebol do clube. Com a chegada do profissional, os rumos do clube mudaram. As atividades do elenco, comandado por Dorival Júnior, vão ser realizadas na maioria das vezes no Vasco-Barra, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O profissionalismo implantado no clube em 2009 se fez presente ainda durante a pré-temporada, realizada em Vila Velha, no Espírito Santo. Os goleiros Rafael e Anderson cometeram atos de indisciplina na concentração e foram afastados do elenco. Outro dado curioso sobre a preparação foi a presença maciça dos torcedores capixabas durante todas as atividades do grupo nos 14 dias de preparação fora do Rio de Janeiro.

O esquema tático
O técnico Dorival Júnior vai escalar o Vasco no esquema 4-4-2. Durante a pré-temporada, o treinador contava apenas com um atacante (Faioli) e optou por avançar Carlos Alberto para o ataque. Na primeira delas, o setor atuou em forma de losango. Amaral é o vértice defensivo, e Fernandinho, o ofensivo. Pelo lado direito, Leo Lima tem a missão de marcar e criar os lances para os atacantes. Do lado esquerdo, Jéferson faz a mesma função.

No ataque, o treinador vai iniciar com Rodrigo Pimpão e Carlos Alberto. Porém, a idéia de Dorival é apostar em um jogador de área durante o Campeonato Estadual. Alan Kardec, Faioli, Elton e Edgar disputam uma vaga no ataque no decorrer da competição.

Carlos Alberto é o principal destaque do time na temporada, e Faioli, mesmo sendo o único atacante em grande parte da pré-temporada, jamais foi cogitado no time titular.

Carlos Alberto - Contratado para ser a principal estrela do Vasco em 2009, o meia assumiu a missão e se transformou rapidamente no líder do elenco cruzmaltino durante a pré-temporada. Escolhido por Dorival Júnior para ser o capitão, ele vai atuar como segundo atacante no início do Estadual.

Fernando Galhardo - Contratado junto ao Vila Nova-GO, o lateral-esquerdo começou a pré-temporada vascaína como titular. No entanto, não conseguiu assegurar sua vaga e acabou perdendo espaço para o recém-chegado Ramon, que veio do Internacional. Atualmente, é a segunda opção de Dorival Júnior para a ala esquerda e deve começar o Carioca na reserva.

Aposta das categorias de base
Phillippe Coutinho é a grande esperança do Vasco para a temporada 2009. Promovido do time juvenil para os profissionais, o meia iniciou a pré-temporada com um certo destaque, mas foi logo liberado para servir á seleção brasileira em um torneio amistoso, realizado no México.

As primeiras atividades com bola na pré-temporada chamaram a atenção do técnico Dorival Júnior. A tendência é que o jogador seja aproveitado em algumas partidas do Campeonato Estadual. Em 2010, Phillippe vai deixar São Januário rumo ao Inter de Milão, da Itália.

Os reservas que podem incomodar
Alex Teixeira iniciou a pré-temporada como titular. Porém, com a chegada de Rodrigo Pimpão, o jogador acabou indo para o banco de reservas. Mesmo assim, o meia-atacante conta com a simpatia de Dorival Júnior, que o considera o 12º jogador do time.

Além de Alex, o lateral-direito Fágner e o meia Enrico, que retornaram ao Brasil após passagens pelo futebol europeu, também podem incomodar os titulares. Os dois jogadores participaram com destaque da pré-temporada realizada em Vila Velha e devem ser peças importantes para o elenco cruzmaltino durante a temporada 2009.

Ponto forte e ponto fraco

PONTO FORTE - União em busca do reconhecimento
Formado por atletas jovens e pouco conhecidos, o Vasco tem como ponto forte a vontade de vencer do elenco. Na pré-temporada, a maioria dos jogadores mostrou uma intensidade muito forte nos treinamentos para conquistar espaço entre os titulares.

PONTO FRACO - Falta de entrosamento
Do elenco que encerrou a temporada 2008, apenas 11 jogadores permaneceram no clube em 2009. Na equipe titular comandada por Dorival Júnior, apenas o goleiro Tiago e o zagueiro Fernando vão ser titulares. O restante do grupo se conheceu durante a pré-temporada.

Opinião do técnico - Dorival Júnior
\"É natural (favoritismo dos rivais) . Os jogadores que buscamos não são tão conhecidos como os dos outros três clubes. Se faz necessário um trabalho muito forte para que a equipe conquiste logo um padrão. As coisas vão acontecer no momento adequado, oportuno, espero que ainda dentro do Estadual, mesmo com o pouco tempo para uma adaptação completa. Mas sei que os problemas, neste momento, são maiores que as soluções. É um grupo bom, com qualidade e que terá que amadurecer dentro do Estadual. É uma equipe em formação. O caminho no futebol é esse , você não queima etapas.\"

Fonte: ge