Futebol

Carille e Mano Menezes se reencontram em clássico

O clássico entre Fluminense e Vasco, pela oitava rodada do Campeonato Carioca, às 21h30 no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, vai colocar frente a frente dois velhos conhecidos fora dos gramados: os treinadores Mano Menezes e Fábio Carille. A carreira dos dois se cruzou em mais de um momento até o encontro atual.

Mano ajudou Carille a dar o pontapé inicial como treinador ainda em 2007. Quando comandava o Grêmio, que terminou vice campeão da Libertadores naquele ano, o gaúcho recebeu o zagueiro recém-aposentado que desejava ser treinador como estagiário.

Quem fez a ponte entre os dois foi Sidnei Lobo, auxiliar técnico que trabalha com Menezes desde o começo da carreira e que jogou com Carille no Paraná. Dois anos depois, quando comandava o Corinthians, Mano recebeu a missão de ajudar o clube a montar uma comissão técnica fixa.

O nome que indicou para auxiliar foi justamente o do atual técnico do Vasco. Foi o pontapé para a carreira de sucesso construída nos anos seguinte, como auxiliar fixo e posteriormente comandando a comissão técnica corintiana.

- O que quero falar é da oportunidade que o Mano e o Sidnei me deram de chegar aqui na mesma época de Ronaldo, Roberto Carlos, Adriano... Trabalhei com pessoas que só via pela televisão. Eles poderiam ter aberto as portas para qualquer um. Por que eu fui o escolhido? Então, a gratidão é eterna - afirmou Carille em 2016, quando enfrentou o amigo pela primeira vez.

Mano Menezes deixou o Corinthians um ano depois, em 2010, quando aceitou o desafio de comandar a Seleção Brasileira. Aquele ano foi a primeira vez que a história de Fluminense e Mano se cruzou. Muricy Ramalho era o escolhido pela CBF para conduzir o Brasil, mas após negativa do Tricolor as portas se abriram para o gaúcho.

Foi justamente na única competição oficial dele no comando da seleção a última vez que os dois treinadores trabalharam juntos. Na Copa América de 2011, Carille atuou como observador técnico após convite de Mano.

Os dois se enfrentaram pela primeira vez em 2016, nas quartas de final da Copa do Brasil de 2016. Fábio como técnico interino do Corinthians, enquanto Mano comandava o Cruzeiro. Vitória corintiana por 2 a 1, gols de Léo (contra) e Romero, com Robinho descontando.

Entre todos os clubes que treinaram, os dois se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias de Carille e dois empates. Os números foram computados pelo Espião Estatístico.

Vasco e Fluminense se encontram em situações opostas na tabela. O primeiro é o vice-líder empatado em pontos com o Volta Redonda (13), o primeiro colocado. Já o segundo soma apenas sete na 10ª colocação do Carioca e corre sério risco de ficar fora das semifinais.

Fonte: ge