Futebol

Característica dos times de Fernando Diniz

Fernando Diniz assumiu o Vasco na última semana, e teve alguns dias de treino, porém, sabemos que é uma equipe que trabalha bastante com a posse de bola, saídas curtas. Mas é também muito conhecido por ser equipes vulneráveis no momento sem bola, descompactação das linhas, lentidão nas transições defensivas.

Em outras equipes que trabalhou precisava de mais tempo para que pudessem assimilar melhor suas ideias demandavam muitas sessões de treino, talvez não case tanto com o momento atual do Vasco que precisa ter uma resposta mais imediata, precisa de resultados para que consiga retomar a briga pelo G4.

Confira agora algumas características por posição em que o Diniz procura adotar.

Goleiros

É uma peça fundamental, pois se torna um dos jogadores para fazer com que aja superioridade numérica no primeiro terço da organização ofensiva. É o jogador se torna linha de passe de retorno, caso tenha uma subida de pressão do adversário, além disso, precisa ter um bom passe de ruptura para que quebre a primeira linha de marcação dos adversários.

Laterais

Podem variar de acordo com as características que possuí no elenco. Mas precisar saber atuar no meio espaço, pois a capacidade associativa para que tenha superioridade no centro de jogo e manter a posse é fundamental.

Zagueiros

Zagueiros com boa saída e proteção de profundidade, pois além da capacidade de criação, atuará em uma linha mais alta, ou seja, saber proteger o espaço atrás será importante para que não seja pego com bola nas costas. O perfilamento corporal neste quesito é de suma importância.

Médio defensivos

Geralmente são os principais responsáveis pelas trocas de corredores no momento de organização ofensiva e são importantes no balanço sem bola e subida de pressão. Precisaram ter mentalidade zonal para que defenda bem os 4 espaços (à sua frente, à suas costas, entre ele e o opositor e entre ele e a bola)

Médio ofensivo

Capacidade associativa e de finalização. Capacidade de jogo de costas também é importante, pois vai jogar em uma zona onde a densidade é muito grande e com pouco espaços para condução, a priori se torna um jogador para espaço de habilidade e não espaço de força.

Extremo/centroavante

Extremo e centroavante são posições que vão precisar observar como que Diniz vai trabalhar, pois vão depender das caraterísticas que ele vai encontrar no elenco. Ele terá a oportunidade de utilizar extremos com pé aberto ou pé fechado e o centroavante – ao que tudo indica - será Germán Cano que já tem boa capacidade de jogo de costas e capacidade de associar.

Foto: SofaScore Os últimos 4 trabalhos de Fernando Diniz.
Os últimos 4 trabalhos de Fernando Diniz.

Por Rodrygo Nascimento

Fonte: SUPERVASCO.COM