Futebol

Captação do Vasco vai a Belém para peneirar talentos de projeto social

Com o objetivo de abrir portas aos jovens de comunidades e periferias nos clubes de futebol, o projeto “Hope Brasil Esportes” nasceu na comunidade do BW (boogie woogie), no Rio de Janeiro. O projeto foi criado por um paraense que se radicou desde a adolescência no Rio, para buscar as oportunidades no futebol que não havia encontrado em Belém, sua cidade natal.

Emmanuel Valente, o criador do projeto, decidiu levar o projeto a Belém, para que os jovens de Belém possam ter as oportunidades que ele não teve na infância e adolescência.

O projeto Hope tem o propósito de mudar vidas através do esporte, a proposta é usar o futebol como agente de transformação. A iniciativa tem parceria com clubes da elite do futebol nacional, além de pessoas influentes no esporte, que abriram portas nas quais os jovens de Belém e Marajó puderam apresentar seus talentos.

Iniciado em 2022, em Belém, o projeto já conseguiu achar novos talentos, jovens marajoaras e belenenses.

Em 2023, o projeto promoveu a "Hope Tour", ação que faz parte do plano de colocar jovens do Pará no mapa da captação dos clubes, e os levou até o Rio de Janeiro para jogarem em clubes. Dentre eles, o Vasco da Gama.

A ação obteve sucesso. Em 2024, a captação do Vasco da Gama veio a Belém para peneirar novos talentos e se interessou por quatro crianças, que irão se apresentar ao clube em 2025. Além do Gigante da Colina, o Nova Iguaçu, finalista do campeonato carioca de 2024, também receberá atletas do projeto.

Ao todo, 19 jovens entraram no mapa de clubes do Sudeste, um resultado alto se tratando de captação de um projeto social.

Em 2025, a lista de clubes apoiadores do projeto será maior, além do Vasco e Nova Iguaçu, o Flamengo já sinalizou apoio ao projeto e estarão presentes, fazendo captação nas ações do projeto e recebendo os atletas indicados.

O projeto conta também com o apoio de Lucho Nizzo, que é o “pai” de vários atletas que se tornaram estrelas mundiais do futebol, como Neymar, Coutinho, Alisson Becker e outros, Lucho guia no processo de formação, captação e ações.

O previsto era que muitos talentos seriam encontrados, o que se confirmou através da vinda da captação do Vasco da gama, onde atletas foram observados no bairro das Águas Lindas e na Marambaia, na ação "Peneira na Perifa", realizada pelo projeto.

Entre as crianças do projeto do Pará, o atleta Maciel Oliveira foi convocado pela seleção brasileira estudantil. Além de ter boas atuações no mundial realizado na China, o atleta foi autor de gol e assistência.

O projeto não conta com apoio governamental nem da iniciativa privada, suas ações só foram realizadas através de coleta entre os pais dos atletas e de doações.

Fonte: ge