Futebol

Capitães de Vasco e Flu, Juninho e Fred jogaram juntos no Lyon

Quem viu Juninho e Fred juntos no Lyon (FRA), entre 2005 e 2009, garante: os dois jogadores se completavam. Fora de campo, o mineiro trazia leveza para a seriedade do pernambucano. Já no gramado, o apoiador criava para o centroavante finalizar a gol. Da amizade na Europa e dos três títulos franceses conquistados juntos para o confronto de hoje, no Engenhão. Os capitães de Vasco e Fluminense finalmente irão se reencontrar depois de dois anos afastados.

Desde que o vascaíno retornou ao futebol brasileiro, em junho, que a dupla ainda não teve a chance de se ver. Coisas da correria do futebol. Enquanto alguns ainda especulavam sobre que atuações Juninho Pernambucano seria capaz de apresentar aos 36 anos, Fred, enfático, bancou o recomeço em alto nível do amigo no país.

- Conversamos quando ele estava para acertar com o Vasco. É um cara que respira vitória, chega a ser chato de tanto que é profissional.Ele é um exemplo, é atleta mesmo. E está muito motivado - afirmou com exclusividade ao LANCE!.

Nostálgico, Fred lembra com carinho dos tempos em que o convívio foi maior. E também da ajuda que recebeu do camisa 8 de São Januário quando deixou o Cruzeiro para atuar na França, em 2005. O rapaz de Teófilo Otoni precisava de um norte no Lyon e Juninho Pernambucano, no clube desde 2001, se prontificou para ser a bússola.

- Quando cheguei ao Lyon, Juninho me ajudou muito. Ele é um cara sensacional. Lá, toda hora que eu ou minha família precisávamos de alguma coisa, era só dar uma ligada, que ele nos ajudava - disse.

O par ou ímpar dos capitães antes do clássico promete ser amistoso. Juninho e Fred, porém, terão de deixar isso de lado. Depois, quem sabe não marcam um jantar?

Bons momentos de Fred e Juninho no Lyon

Título francês: Na temporada 2005/2006, o Lyon, que já contava com Juninho, contratou Fred para ser seu camisa 9. Foram campeões com 15 pontos de vantagem para o Bordeaux, segundo colocado, e o atacante foi o vice-artilheiro da competição, com 14 gols.

Golaço no Real: Contra o Real Madrid (ESP), pela Liga dos Campeões de 2006/2007, o Lyon venceu por 2 a 0 com direito a golaço de Fred, por cobertura, em cima do goleiro Casillas. A atuação do time francês naquela partida ficou marcada.

Bi do Francês: Na temporada 2006/2007, o Lyon conseguiu ser ainda mais soberano do que na temporada anterior. Foi campeão com 17 pontos de vantagem e Fred novamente foi o artilheiro do time, com 11 gols. Juninho, por sua vez, foi eleito o melhor jogador da temporada francesa.

Tri: A última vez que Fred e Juninho Pernambucano foram campeões juntos foi na temporada 2007/2008. A conquista foi a última do Lyon no principal campeonato local.

Na Europa: Com Juninho e Fred, o Lyon passou a ser forte na Liga dos Campeões. Por três anos seguidos, foi primeiro colocado de seu grupo, à frente de Bayern de Munique (ALE), Manchester United(ING) e Real Madrid (ESP).

Supercopas: Os dois venceram duas Supercopas francesas, em 2006 e 2007, contra os vencedores da Copa da França.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance