Candidatura foi indeferida por unanimidade; currículo pesou na decisão
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) indeferiu na tarde desta terça-feira, por unanimidade, a candidatura do presidente do Vasco, Eurico Miranda (PP), a deputado federal. A anulação do registro havia sido pedida pelo Ministério Público Eleitoral.
O pedido de registro de candidatura não foi aceito porque o dirigente vascaíno responde a processos por crimes de falsidade ideológica, evasão de divisas, furto e apropriação indébita. Eurico ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo informações do Ministério Público Eleitoral do Rio, o histórico de Eurico Miranda pesou na decisão. O presidente vascaíno tem diversas condenações nas áreas civil e criminal, sendo boa parte como mandatário do clube.
O TRE-RJ foi o responsável pela ação, mas teve o aval do Ministério Público, na pessoa do procurador Rodrigo Navarro. Eurico Miranda agora terá de enviar recurso para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para tentar recuperar o direito de concorrer a uma vaga na Câmara.
O presidente vascaíno já teve dois mandatos de deputado federal, sendo eleito pela primeira vez em 1994 e depois reeleito em 1998. Em 2001, Eurico Miranda foi um dos principais acusados em uma CPI que investigava irregularidades na administração do futebol brasileiro.
Já em 2002, o dirigente tentou um novo mandato, mas não foi eleito. Sem a imunidade parlamentar, vários processos foram abertos contra o presidente vascaíno, gerando a ação do TRE-RJ este ano.
Mais lidas
- 0 Pezzolano é um dos nomes que estão na mesa do Vasco, revela Roger Flores TOP
- 0 Pezzolano, especulado no Vasco, está com o cargo no Valladolid em perigo TOP
- 0 Vasco vai abrir mão de alguns jogadores para 2025
- 0 Jogadores fora dos planos e mais: como o Vasco pensa na reta final
- 0 Advogada indicada pelo Vasco na arbitragem contra a 777 se torna presidenta
- 0 Coutinho se irrita com os erros contra o Corinthians e cenas viralizam
- 0 Galdames é o 1° nome da barca de 2025 do Vasco
- 0 Dispensado, Rafael Paiva não voltará para o Sub-20, diz Fabio Azevedo
- 0 Entrevista de Payet para a imprensa francesa deixa claro sobre o seu futuro
- 0 Emanuelle Ribeiro fala sobre a busca do Vasco por novo técnico