Campeonato Carioca pode ser paralisado por liminar do Flamengo
Nesta quarta-feira, o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) expediu uma liminar que suspende a homologação dos pontos da partida entre Flamengo e Duque de Caxias. Mas o caso pode ir bem além e paralisar o campeonato. Caso o Flamengo, com sete pontos sem a homologação do empate contra o Duque, vença o Macaé no próximo sábado, ele chega a dez pontos e poderá ultrapassar o Fluminense, segundo colocado com 13 pontos, caso o Tricolor seja derrotado pelo Bangu no domingo.
Para isso, seria necessária a vitória rubro-negra em um possível novo confronto contra o Duque de Caxias. Como o mérito do recurso do Flamengo, que alega interferência externa na anulação de um gol de Hernane, o Campeonato Carioca pode ser paralisado. Pelo menos é o que confirma o presidente do TJD-RJ e responsável pela liminar que suspendeu o resultado, José Teixeira Fernandes.
A gente vai apurar e se for realmente constatado que houve interferência externa, claro que existe (chance de paralisação do Carioca). As pessoas envolvidas serão chamadas a depor e esclarecer de fato o que houve. Se o tribunal apurar que procede, essa anulação será decidida, afirmou José Teixeira à Rádio Tupi.
O presidente do TJD-RJ ainda explicou a razão que o fez decidir a favor do pedido do Flamengo para suspender os pontos da partida. O árbitro Pathrice Maia teria declarado, em uma entrevista, que recebeu uma informação que Hernane estava impedido no lance. Por isso, voltou atrás quase um minuto depois de ter validado o lance. A partida terminou empatada.
O que houve o seguinte: foi instaurado um inquérito porque o árbitro inclusive deu entrevista que recebeu uma informação e não disse de quem. O Flamengo imediatamente entrou com um pedido de liminar para que os pontos que foram determinantes nessa partida fossem suspensos e decidi nesse sentido, disse José Teixeira.
O imbróglio jurídico atrapalha até mesmo o planejamento do técnico Jorginho. Inicialmente, a ideia era escalar um time misto contra o Macaé, no sábado, fora de casa. Como uma virada no tapetão daria novas chances ao time, o treinador admite repensar a ideia.
Até agora não está decidido. Os pontos foram tirados da gente e do Duque. Mas é uma situação muito complicada. A única possibilidade que nós teríamos é dar o gol porque não há datas depois. Nunca vi o árbitro voltar atrás porque o árbitro atrás do gol deu impedimento. Ele não tem condição de marcar, só o bandeira. Então vamos aguardar o parecer do jurídico, afirmou Jorginho.
O artigo 84 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) prevê que, caso o clube consiga a impugnação de uma partida, como pedido pelo Flamengo, há duas hipóteses de consequência: a primeira é mudar o resultado da partida, ou seja, validar o gol de Hernane. A segunda seria anular a partida e realizar um novo confronto. O problema para a segunda opção são as datas: as semifinais da Taça Rio estão marcadas para os dias 27 e 28 de abril.
Além disso, outro fator: como o Flamengo já estava eliminado, sua última partida, contra o Macaé, foi antecipada de domingo para sábado. Caso ainda tivesse condições de classificação, os rubro-negros deveriam jogar no mesmo dia e horário de outro clube concorrente, pela vaga, o Fluminense, que enfrenta o Bangu no domingo.
Mais lidas
- 0 Pedro Caixinha gostou da procura do Vasco, diz Agência RTI Esporte TOP
- 1 A decisão que Pedrinho deve anunciar na coletiva desta segunda (25) TOP
- 0 Breiller Pires: 'Pedrinho precisa entender que o Vasco...' TOP
- 0 Renato Gaúcho teria recebido consulta do Vasco, diz Diogo Dantas TOP
- 0 Sem multa por demissão, os detalhes da saída de Rafael Paiva do Vasco TOP
- 0 Campeão da Sul-Americana, técnico Gustavo Costas é oferecido ao Vasco TOP
- 2 A trajetória de Felipe como treinador TOP
- 0 Garone: Renato Gaúcho teve problemas com Pedrinho em 2008; vídeo TOP
- 1 Vasco sondou Pedro Caixinha, Gustavo Quinteros e Hernán Crespo TOP
- 0 Cauan Barros se despede do Amazonas TOP