Campeões sul-americanos viram pilares para ideias de Vasco e Fluminense
O clássico entre Fluminense e Vasco é daqueles considerados “de gente grande”. Mas dentro de campo, duas joias serão responsáveis por guiar tricolores e cruz-maltinos à vitória mesmo tendo tão pouca idade. Alexsander e Andrey Santos, ambos de 19 anos, são engrenagens quase que fundamentais para que as estratégias dos técnicos Fernando Diniz e Maurício Barbieri, respectivamente funcionem amanhã, às 21h, no Maracanã, pelo Brasileiro.
Por clubes, os volantes agora estarão em posições de adversários, mas viveram um dos melhores momentos de suas ainda curtas carreiras como aliados pelas seleções de base. Isso porque, Alexsander e Andrey Santos atuaram juntos — e como titulares — pela seleção brasileira durante o Sul-Americano Sub-20. O Brasil ficou com o título e ambos ganharam destaques pelas suas atuações. Andrey, inclusive, foi o artilheiro do campeonato com seis gols em oito partidas.
A ascensão da dupla nasce em momentos distintos, mas se unem no clássico entre Fluminense e Vasco. Andrey Santos surgiu primeiro, tendo destaque principalmente na Série B do Brasileiro de 2022, e foi vendido ao Chelsea, da Inglaterra, por cerca de R$ 68,9 milhões. Por não ter conseguido o visto trabalhista para atuar no futebol inglês, foi emprestado ao cruz-maltino até o meio do ano.
Nesta temporada, são oito jogos disputados com o Vasco, sendo titular em todos eles. É indispensável na linha de meio-campo do cruz-maltino devido a sua qualidade.
Mas, no momento, vive um dilema devido as escalações de Maurício Barbieri. Com Rodrigo titular, costuma atuar mais avançado e tem mais liberdade para criar. É o desejo da torcida cruz-maltina. O treinador, no entanto, por vezes o prefere mais recuado, fazendo dupla com Marlon Gomes, o que acaba dando mais dinâmica ao setor, mas limitando os seus avanços. Diante do Fluminense, existe duvida sobre qual será a sua orientação tática.
Já Alexsander aproveitou a oportunidade quando caiu em seu colo. Volante de origem, foi ao profissional do Fluminense e começou atuando como lateral-esquerdo, uma posição que estava sendo contestada em 2022. Virou o titular da posição. Mas a chegada de Marcelo o trouxe de volta para o meio-campo, onde disputa posição com Martinelli. Com a lesão do companheiro, ele assumiu a titularidade absoluta.
Alexsander já está nas graças da torcida tricolor e forma dupla com André. Se no Vasco há o pedido da torcida para que Andrey Santos atue ao lado de Rodrigo, no Fluminense o desejo é para que Alexsander permaneça na sua posição de origem e não retorne à lateral-esquerda. A escolha, algumas vezes por necessidade, é de Fernando Diniz. Certo é que a ascensão é evidente em ambas as posições.
No Campeonato Brasileiro, o Fluminense é o quinto colocado com seis pontos — duas vitórias e uma derrota. Já o Vasco está em nono, com quatro — um triunfo, um empate e uma derrota. Esse será o segundo clássico entre eles na temporada.
Fonte: Agência O Globo