Futebol

Campeões recentes não tiveram bom retrospecto em clássicos, como o Vasco hoj

Apontado como quarta força do Campeonato Carioca, o Vasco sofre também com a sina de não vencer clássicos. Neste ano, foram três derrotas e um empate. Mas não é motivo para desespero. Basta, simplesmente, olhar o histórico dos últimos campeões cariocas para se dar conta de que vencer clássico não é fundamental
para levar o título.

O melhor exemplo é o Flamengo em 2007. Campeão carioca pela 29a vez na história, os rubro-negros não venceram no tempo normal nem sequer um dos clássicos. Em cinco partidas contra os rivais, os flamenguistas perderam três e empataram duas. Vantagem mesmo só na disputa de pênaltis contra o Vasco na semifinal da
Taça Guanabara e o Botafogo, na grande decisão.

Aliás, o próprio Alvinegro, campeão de 2006, durante sua campanha venceu apenas o próprio Vasco. Nos jogos restantes perdeu para o Flamengo e empatou com o Fluminense. Mas é no último título do clube que os jogadores vascaínos poderão buscar inspiração. Até a grande decisão de 2003 contra o Fluminense, o Vasco ainda não havia vencido um clássico. Pelo contrário. Até a final foram três empates, para Bota, Fla e Flu. Mas tudo mudou com duas vitórias em dois jogos contra o Tricolor na final.

– Queremos vencer clássicos, mas o importante mesmo é ser campeão. Seja nos pênaltis ou não – admitiu o volante Jonílson.

Os campeões

Flamengo
Em 2007, o time rubro-negro empatou três clássicos e perdeu dois durante o Carioca. Mas se livrou nos pênaltis e levou o título.

Botafogo
Em 2006, o Alvinegro venceu só o Vasco, por 5 a 3, na segunda rodada da Taça GB. Depois, perdeu para o Flamengo e empatou com o Flu.

Vasco
Em 2003, o time também foi mal em clássicos durante a fase de classificação. Foram três empates, contra Flamengo, Botafogo e Fluminense. Mas, na hora certa, o time bateu o Tricolor e levou a taça.

Fonte: Lance