Futebol

Campeão pelo Vasco, Jardel terá Chuteira de Ouro em museu

Ex-jogador havia sido alvo de roubo das suas quatro chuteiras - duas de ouro, uma de prata e outra bronze. Ele negocia com Sporting e Porto a cessão dos objetos conquistados nos clubes a seus museus.

No começo do mês de junho, Jardel passou por um momento de apreensão: relíquias que relembram seu passado como um dos maiores artilheiros do mundo foram roubadas. Duas chuteiras de ouro, premiações de maior goleador da Europa, a chuteira de prata e a de bronze do ex-jogador haviam sido furtadas e encontradas no dia seguinte no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza. A recuperação ocorreu, mas com um porém. As chuteiras já estavam com as travas serradas em processo de desmanche. Em entrevista exclusiva ao Esporte Espetacular, o ex-jogador revelou detalhes do roubo e ainda todo o processo de restauração dos objetos por uma empresa, em Portugal.

- Eu estava dormindo e com certeza foi gente que já passou pela casa. Eu estava dormindo e passei pela sala, fui ligar a TV e me dei conta e fui dar uma olhada porque meu cunhado falou que era possível alguém ter pulado o muro. Fui ver as câmeras. Em seguida fui fazer o boletim de ocorrência e comunicar a polícia do Ceará. Não queria acreditar que as chuteiras não estava lá - disse Jardel em entrevista exclusiva ao Esporte Espetacular.

Rommel Kerth, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), comentou que o objetivo era ter lucro através da venda derretida dos objetos. Os envolvidos foram presos: - No depoimento que prestaram admitiram que o objetivo seria derreter, aproveitar o material de grande valor, prata, ouro. Obter lucro através da venda das chuteiras derretidas - informou o delegado.

A solução de repaginar os troféus foi dada por uma empresa portuguesa, que ofereceu toda a restauração. Na última sexta, os objetos foram apresentados por ele, em Sintra. O processo começou com uma de ouro e a de bronze, mas todas as quatro receberão o mesmo tratamento - ainda faltam serem cuidadas outra de ouro e uma de prata.

As "botas" conquistadas em Porto e Sporting estão sendo negociadas para ficarem nos museus dos respectivos clubes até como uma forma de proteção. O ex-jogador também pensou nos fãs e fará réplicas limitadas para que essa memória não corra novos riscos. A novidade é que elas terão a base do mesmo mármore que compõe suas agora reformadas chuteiras.

- Tenho ideia de espalhar para meus fãs para o mundo do futebol coma réplica original. Estou pronto a desenvolver a réplica com a base das chuteiras com o mármore original e tenho certeza que nenhum teve essa ideia até hoje - declarou.

Jardel conquistou as Chuteiras de Ouro em 1999 e 2002 por ter sido o maior artilheiro da Europa naqueles anos. Ele atuava pelo Porto em 1999 e chegou aos 36 gols. Em 2002, jogava pelo Sporting e assinalou 42 gols. O ex-atacante também levou a Chuteira de Prata em 1997, pelo Dragão, e a de Bronze em 2000, quando defendia as cores do Galatasaray. Todas agora recuperadas depois do susto enfrentado e em processo de recuperação.

Jardel teve passagens marcantes por clubes como Grêmio e Porto. Primeiro jogador do planeta a ser artilheiro tanto da Libertadores quanto da Liga dos Campeões. Defendendo o Ferroviário, Jardel fez sua estreia no time profissional em 28 de agosto de 1990, quando ainda não havia completado 17 anos de idade, na goleada por 4 a 0 sobre o Guarani de Juazeiro, no estádio Elzir Cabral. Com destacadas atuações, no ano seguinte foi negociado e seguiu para o Vasco.

Fonte: Globo Esporte