Campeão em 2011, Rômulo resultado do Vasco na Copa do Brasil 2025
O Corinthians venceu o Vasco neste domingo por 2 a 1, no Maracanã, e faturou o título da Copa do Brasil de 2025, se tornando tetracampeão. Após a final, Rômulo, jogador piauiense que conquistou o título da Copa do Brasil de 2011 pelo Vasco, publicou em suas redes sociais um texto onde ele foi marcado sobre não existir mágoas pelo vice-campeonato da competição nesta temporada. Veja abaixo o comentário.
Seguimos sem mágoas. O melhor está por vir. Não foi desta. Até 2026! De volta a rede após 1 aninho!
— disse Rômulo.
O Timão, comandado pelo técnico Dorival Júnior, venceu o jogo da volta com gols da dupla de ataque Yuri Alberto e Memphis Depay. Nuno Moreira diminuiu a vantagem para o Cruzmaltino ainda no primeiro tempo. Dessa forma, o Vasco não conseguiu o bicampeonato da competição, mantendo apenas o título de 2011 na galeria do clube.
Como foi o jogo?
Bastou um vacilo para cada um dos lados marcar o seu gol. O Vasco foi melhor, mas o Corinthians se manteve fiel à organização tática para assustar o adversário. Ao deixar Matheuzinho livre na direita, um belo passe foi encontrado para Yuri Alberto, que entrou na área e abriu o placar a favor dos corintianos.
O Vasco sentiu o golpe inicialmente, mas reagiu no decorrer da partida. Coutinho entrou no jogo e recolocou a equipe no campo de ataque. Até outro erro ser decisivo para o empate. Raniele errou o passe no campo de ataque, o Vasco subiu pela direita com Andrés Gómez, que cruzou na cabeça de Nuno Moreira para empatar.
O Vasco seguiu pressionando, se lançou mais ao ataque, mas foi o Corinthians quem conseguiu ser perigoso e marcar o segundo gol. Num belo contra-ataque, que contou com uma jogada espetacular de Breno Bidon, Matheuzinho tocou para Yuri Alberto, que rolou para Memphis Depay marcar.
Com diversas substituições, um time cheio de atacantes com muitos homens na grande área. A pressão foi enorme, mas o gol não saiu. No apito final, o Corinthians conquistou o tetracampeonato.
O ex-volante do Vasco saiu em defesa de duas peças fundamentais para a equipe carioca nesta temporada, o técnico Fernando Diniz e o presidente Pedrinho. Campeão da Copa do Brasil em 2011, Rômulo, agora ex-jogador, anunciou sua aposentadoria neste mês, o atleta crê que Diniz tenha encontrado uma forma diferente para a equipe disputar as partidas dentro da competição nacional.
Temporada entre altos e baixos
Nesta edição do Campeonato Carioca, o Vasco chegou até a semifinal contra o Flamengo, perdendo nos confrontos de ida e volta: no primeiro jogo, pelo placar de 1 a 0 para o Flamengo, e no segundo, 2 a 1 para o Rubro-Negro. Até o momento, o Campeonato Carioca de 2016 segue sendo o último título conquistado pelo clube carioca, há nove anos.
Com a saída de Fábio Carille e a chegada de Fernando Diniz, em maio, vindo do Cruzeiro, o Vasco apresentou, por muitos jogos, uma melhora na forma de jogar no Campeonato Brasileiro.
A melhor exibição do Vasco na temporada ocorreu contra o Fortaleza: um incrível 3 a 0, dominado do início ao fim. Porém, contra equipes mais qualificadas, o Cruzmaltino sofreu bastante, sendo goleado em confrontos contra Mirassol, Palmeiras, Botafogo e Atlético-MG. Ao fim do campeonato, o Vasco ficou na 14ª (décima-quarta) posição, com 45 pontos, próximo da zona de rebaixamento.
Com o vice-campeonato da Copa do Brasil, o Vasco se classificou para a fase de grupos da Copa Sul-Americana de 2026, competição da qual participou nesta edição. O Vasco realizou uma campanha bem abaixo do esperado, empatando e sendo derrotado por times com um valor de investimento muito menor do que o do Alvinegro.
O clube chegou até o mata-mata, porém acabou sendo eliminado pelo Independiente del Valle. No primeiro jogo, o time equatoriano venceu por 4 a 1, e no jogo da volta, no estádio São Januário, o empate em 1 a 1 eliminou o Alvinegro e colocou o Independiente del Valle na fase seguinte.