Futebol

Campeão em 1989, ex-técnico Nelsinho Rosa se recupera de AVC

O ex-técnico Nelsinho Rosa não vai ao jogo-treino entre Madureira e Vasco no sábado, às 9h30. Coordenador de futebol do Tricolor Suburbano, onde começou a carreira como meia e anos depois como treinador, Nélson Rosa Martins, de 75 anos, sofreu um acidente vascular cerebral no dia 1º de março, em casa. Três meses depois do susto que prejudicou sua voz e o deixou com limitações físicas, ele se recupera bem sob cuidados dos médicos e da família.

Por telefone, Nelsinho, técnico campeão brasileiro pelo Vasco em 1989, explicou que está se sentindo melhor e que já apresenta sinais de melhoras gradativas.

- Comecei a andar há poucos dias, estou me recuperando - disse Nelsinho, que não perde a vontade de voltar ao trabalho no Madureira.

- Desde o AVC no dia 1º de março ainda não tive condições de ir lá no Madureira, mas espero em breve conseguir voltar - afirmou Nelsinho, com algumas falhas na fala, mas parecendo bem lúcido pelo telefone.

Segundo pessoas que o viram após o AVC, a recuperação é muito boa. O presidente do Madureira, Elias Duba, lembra que o progresso é muito grande.

- No início, ele não estava articulando frases, agora está bem melhor - diz o presidente do Tricolor Suburbano.

Conhecido pelo seu jeito tranquilo e pela voz mansa, Nelsinho comandou um time que marcou época em São Januário. Com Acácio Luiz Carlos Winck, Quiñonez, Marco Aurélio, Mazinho; Zé do Carmo, Boiadeiro, William, Bismarck; Bebeto e Sorato o Vasco venceu o São Paulo no Morumbi e conquistou o segundo dos quatro títulos nacionais.

Nelsinho era o coordenador das categorias de base do Vasco até a saída do ex-presidente Eurico Miranda e a entrada de Roberto Dinamite. Ele foi demitido e, pouco depois, passou a trabalhar no Madureira como coordenador do futebol do clube.

Como jogador do Flamengo, sucesso ao lado de outro ex-técnico

Se a maior glória vivida por Nelsinho Rosa como treinador foi pelo Vasco, em 1989, o período mais vitorioso dele como jogador se deu com a camisa do Flamengo. Defendeu o Rubro-Negro entre 1962 e 1968, conquistando dois Cariocas (63 e 65) e marcando 18 gols. Formou dupla de meio-campo notável com o também ex-treinador Carlinhos, bicampeão brasileiro à frente do Fla (1987 e 1992).

Fonte: ge