Futebol

Campeão da Sul-Americana assegura vaga na Libertadores de 2008

A Conmebol sorteou nesta terça-feira, em um hotel de Buenos Aires-ARG, os confrontos da VI Copa Sul-Americana. A reunião da entidade, no entanto, deliberou assuntos muito mais importantes. O campeão do torneio de 2007 poderá disputar o Mundial de clubes no Japão já nesta temporada. As negociações com a Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) envolvem o presidente da entidade, o paraguaio Nicolas Leoz; o presidente da Associação de Futebol da Argentina (AFA), Julio Grondona, e Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

\"Existe a possibilidade de ser incluído no Mundial já deste ano, mas o provável mesmo é que a vaga para o Mundial seja confirmada para a Sul-Americana do ano que vem\", explicou João Augusto Fleury da Rocha, presidente do Conselho Gestor do Atlético-PR, ao site oficial do Rubro-Negro paranaense. O Furacão enfrenta o Vasco na primeira fase nacional.

Mesmo que não seja incluído no Mundial, o campeão da Sul-Americana muito provavelmente viajará ao Japão no final do ano e enfrentará o campeão do país, em uma partida amistosa. É certo, no entanto, que o vencedor do torneio estará automaticamente na Taça Libertadores da América de 2008, como informa o site oficial do Cruzeiro, rival do Goiás na fase nacional.

Como já é habitual, o campeão da Sul-Americana também vai enfrentar o vencedor da Libertadores pela Recopa, que este ano vai reunir Internacional e Pachuca-MEX, ganhadores de 2006, em jogos a serem realizados nos dias 30 de maio, no México, e 6 de julho, em Porto Alegre.

A Copa Sul-Americana vai distribuir cerca de U$ 1 milhão ao campeão. Os outros dois confrontos brasileiros são Botafogo x Corinthians e Figueirense x São Paulo. Mais 18 equipes já estão definidas na competição. São elas: Boca Juniors, River Plate e Estudiantes de La Plata, da Argentina; Jorge Wilstermann e Real Potosí, da Bolívia; Nacional de Medellín e Millonarios, da Colômbia; El Nacional, do Equador; Libertad e Tacuary, do Paraguai; Coronel Bolognesi e Universitario, do Peru; Zamora e Carabobo, da Venezuela; Pachuca, atual campeão, Chivas Guadalajara e América, do México; e DC United, dos Estados Unidos. No total serão 34 times, disputando 66 partidas.

Esta será a sexta edição da Copa Sul-Americana e nenhum brasileiro conseguiu o título. Além do Pachuca-MEX, vencedor de 2006, o San Lorenzo-ARG foi campeão em 2002; o Cienciano-PER, em 2003, e o Boca Juniors-ARG, em 2004 e 2005.

\"A competição vem melhorando a cada ano tanto no aspecto técnico como no faturamento. A exposição internacional nos interessa muito e iremos valorizar este torneio, de forma que possamos ser o primeiro brasileiro a conquistar o título\", disse o vice-presidente de futebol do São Paulo, Carlos Augusto de Barros e Silva, ao site oficial do Tricolor.

Fonte: Placar