Futebol

Campanha no turno é a melhor dos Brasileiros por pontos corridos

Acostumado a ser um mero coadjuvante desde que o Brasileiro mudou o sistema para pontos corridos, em 2003, finalmente o Vasco parece ter aprendido a competir com a nova fórmula. Se não está brigando pelo título - como era outrora comum -, pelo menos já pode comemorar o fato de realizar o seu melhor primeiro turno dos últimos quatro anos. Mesmo que perca hoje, às 20h30min, para o Figueirense, em São Januário, o Clube da Colina não terminará abaixo do nono lugar.

Por isso, o técnico Renato Gaúcho acredita que algo de bom ainda está por vir. Em 2005, quando livrou o Vasco da Segundona e ainda fisgou uma vaga na Copa Sul-Americana, ele afirmou que se tivesse assumido antes teria chegado à Libertadores deste ano. E agora, dá? Renato Gaúcho crê que sim.

- É bom saber que estou conseguindo fazer com que o Vasco melhore o seu desempenho nesse tipo de competição. Em relação ao ano passado, fica mais fácil chegar à Libertadores, pois agora conheço o grupo - disse o comandante.

O otimismo de Renato Gaúcho é reforçado por fracas campanhas cruzmaltinas nos anos anteriores.

Em 2003, o Vasco virou o turno do Brasileirão na 16a colocação. Já em 2004, encerrou a primeira metade da competição na 17a posição. Ano passado, o Vasco voltou a ocupar o 16o lugar no fim do turno.

Para o técnico, mesmo que a vaga para a Libertadores de 2007 não seja conquistada agora, a maior vitória já aconteceu: a mudança de postura da equipe. E para subir ainda mais, o segredo é melhorar o aproveitamento em casa - 50% - a fim de subir ainda mais na tabela.

- Hoje tenho 11 guerreiros. Podemos até perder, mas deixamos o campo de cabeça erguida. Então, acredito que ainda vamos longe disse, o sonhador Renato.

Fonte: Lance