Futebol

Campanha do Vasco em 2018 é superior a dos anos em que foi rebaixado

O número 10 marca a campanha do Vasco no Brasileiro. A 10 rodadas do fim do Brasileiro, o time é, ao lado de São Paulo, Cruzeiro, Botafogo, Bahia e Chapecoense, um dos que mais empataram: 10 vezes. Com 36% de risco de rebaixamento, segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o time de São Januário luta para evitar a quarta queda em sua história (e desde 2008).

Pois a boa notícia para a torcida vascaína, no quesito contas para fugir do rebaixamento, é que a posição atual (15º, com 31 pontos) é melhor do que qualquer uma três vezes em que o Vasco foi rebaixado.

A esta altura do campeonato, faltando 10 rodadas para o fim, o panorama mais dramático para torcedores e jogadores vascaínos aconteceu em 2008, quando o time era o lanter e tinha apenas 26 pontos. Na ocasião, eram as mesmas sete vitórias que a campanha atual, mas 16 derrotas (contra 11 em 2018). No número de empates, eram 5 há 10 anos (a metade de agora).

Em 2013, o Vasco tinha até mais pontos (32) e vitórias (8) que hoje , mas ocupava a 17ª colocação. O elenco somava, também, oito empates e 12 tropeços.

Já há três anos, a campanha, em número de pontos, era tão ruim quanto à do primeiro rebaixamento: apenas 26 (sete vitórias, cinco empates e 16 derrotas).

Voltando à campanha atual, domingo, em São Januário, a equipe de Alberto Valentim tem a chance de diminuir ainda mais o risco de rebaixamento. Desde que vença o Cruzeiro, que deve ir a campo com o time misto, uma vez que está disputando a final da Copa do Brasil contra o Corinthians.

No primeiro turno, no Mineirão, Cruzeiro e Vasco ficaram no 1 a 1.

Fonte: Agência O Globo