Futebol

Campanha como mandante no 2° turno está sendo fundamental ao Vasco

O Vasco fez um péssimo primeiro turno de Campeonato Brasileiro, no geral. Mas aquilo que mais influenciou negativamente na péssima campanha no início da competição foi o rendimento do time em casa. Afinal, nas 19 rodadas iniciais, o Cruz-Maltino atuou em nove delas como mandante e conquistou apenas sete pontos, um aproveitamento de cerca de 25%. Hoje, a situação mudou – e muito. Mais precisamente, esta estatística deu um salto para 87% recentemente.

A partir da chegada dos reforços na última janela de transferências, o time carioca evoluiu técnica e moralmente. Tanto é que, com poucas semanas de trabalho de Ramón Díaz, o Vasco mostrou muita competitividade e organização, o que não se via na primeira metade da Série A. Com a jornada em nível crescente, o grupo do técnico argentino passou a fazer valer efetivamente o fator campo.

Jogos em que o Vasco pontuou em casa no 1° turno

  • 2 x 2 Palmeiras
  • 1 x 0 Cuiabá
  • 1 x 0 Grêmio

No segundo turno, por exemplo, já são cinco partidas disputadas como mandante e um total de 13 pontos ganhos dos 15 possíveis. Apenas o empate sem gols com o São Paulo, em São Januário, quebrou a possibilidade de se manter 100% em casa nessa sequência. Aliás, no período, o Vasco nem sempre teve a Colina Histórica à disposição. Recebeu o Atlético-MG no Maracanã e o Fluminense, no Nilton Santos.

Assim, tendo ótimo desempenho no Rio a partir da 20ª rodada, o Vasco registrou ótimo aproveitamento, ainda em comparação ao primeiro turno. Se antes tinha 25% apenas, agora, o Cruz-Maltino se vê com 87% dos pontos conquistados em seus domínios, o que influencia diretamente no fato de o clube não estar, hoje, dentro do Z4. Por sinal, um aumento de mais de 200% nessa campanha ao lado da torcida.

Jogos em que o Vasco pontuou em casa no 2° turno

  • 1 x 0 Atlético-MG
  • 4 x 2 Fluminense
  • 5 x 1 Coritiba
  • 0 x 0 São Paulo
  • 1 x 0 Fortaleza

Caldeirão vai lotar

A torcida vascaína, inclusive, já promete mais uma festa em grande estilo para apoiar o time. Depois do clássico com o Flamengo, neste domingo (22), às 16h, no Maracanã (fora de casa, pois o mando é do arquirrival, ainda que com estádio dividido), o Gigante da Colina recebe o Internacional, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A bola vai rolar na quinta-feira (26), às 19h, em São Januário. Inclusive, o clube anunciou que, novamente de forma antecipada, os ingressos estão esgotados para a partida. Mais uma chance para ampliar a estatística e mostrar que a fase realmente virou.

Porém, antes do Colorado, o foco é total no Rubro-Negro. Ramón Díaz vai contar com dois retornos importantes entre os titulares. É o caso de Medel, que não chegou a tempo de participar da vitória sobre o Fortaleza, já que voltava de viagem. O zagueiro disputou as Eliminatórias da Copa pelo Chile e, portanto, desembarcou no Brasil apenas após o confronto. Além disso, Paulinho cumpriu suspensão automática e regressa à equipe.

Dúvidas no time

A grande dúvida da comissão segue no setor ofensivo. Marlon Gomes e Rossi saíram do último jogo com problemas musculares e seguem como dúvidas para integrar a relação diante do Flamengo. Assim, a tendência é que Payet, que vem em subida de produção, ganhe nova oportunidade na formação principal. Foi dele o gol sobre o Fortaleza, que deu os três pontos e o respiro ao Vasco na tabela do Brasileiro.

Fonte: Jogada 10