Futebol

Camisa LGBTQIA+ do Vasco estará na exposição do Museu Histórico Nacional

NOVA EXPOSIÇÃO | Em junho de 2021, os jogadores do clube de regatas Vasco da Gama entraram em campo com uma camisa (foto) em homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQIAP+, celebrado anualmente a cada 28 de junho. A peça, a primeira oficial de um time brasileiro com a temática, tornou-se um marco na defesa dos direitos da comunidade no Brasil em um esporte de grande apelo social.

A camisa do time carioca é um dos itens a compor a nova exposição do Museu Histórico Nacional. “10 objetos: outras histórias” dá seguimento às comemorações dos 100 anos do museu e faz uma ponte entre a sua criação em 1922 e os dias atuais.

“Em nosso cotidiano, usamos uma infinidade de objetos sem refletir sobre como eles contam um pouco sobre nosso tempo”, aponta Fernanda Castro, diretora Substituta do MHN. “O que propomos nesta exposição é o grande desafio de contar 100 anos de histórias a partir de apenas 10 objetos”.

As peças selecionadas para a exposição se entrelaçam para gerar perguntas e provocações sobre o acervo do MHN, trazendo à luz as recentes reflexões da instituição sobre como se forma uma coleção ou se constrói uma exposição em um museu.

A mostra abre nesta quinta, 1º de dezembro, às 10h, e fica em cartaz até abril de 2023 – entrada franca. “10 objetos: outras histórias” tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da Associação dos Amigos do MHN.

Para saber mais, visite nossa página web – link na Bio. Para outras informações sobre o MHN, faça contato pelo endereço eletrônico faleconosco.mhn@museus.gov.br #mhn100anos #mhnrio #museusbr #mhn #agenda

Fonte: Instagram do Museu Histórico Nacional