Câmara do Rio homenageia ex-atleta do Vasco Paulinho
Concedida pelo vereador Átila Nunes (PSD), a medalha Pedro Ernesto, será entregue para o jogador Paulinho, na Câmara Municipal do Rio, nesta quinta-feira (2). O jogador fez uma reverência ao orixá Oxóssi ao fazer o gesto de um arco e flecha durante jogo da seleção brasileira nas olimpíadas de Tóquio. A cerimônia é em homenagem às personalidades que se destacaram na luta contra o preconceito religioso.
O atleta, que está passando as férias no Brasil, confirmou presença na solenidade. Além do jogador revelado pelo Vasco, receberão a medalha os carnavalescos da Grande Rio, campeã do Carnaval carioca, Leonardo Augusto Bora e Gabriel Haddad. A escola de Duque de Caxias venceu o Carnaval com o enredo sobre Exu, contribuindo para a luta ao preconceito religioso ao desconstruir a imagem estereotipada do orixá, cultuado por religiões afro-brasileiras.
– É uma forma de reconhecimento pelo trabalho que eles fizeram pela defesa da liberdade religiosa. O gesto de Paulinho no campo, dando visibilidade à sua religião, foi inspirador, pois mostrou que todos podem expressar sua fé sem preconceitos. Este ano também tivemos um desfile histórico na Marquês de Sapucaí, com três escolas do grupo especial contando a história de religiões de matriz afro-brasileira. Com o seu enredo sobre Exu, a Grande Rio contribuiu para desmistificar o preconceito, incentivando um movimento de romper o desconhecimento e ignorância, que levam, em muitos casos, à intolerância religiosa”, afirmou o vereador Átila Nunes.
Também serão homenageados os carnavalescos e integrantes das escolas de samba Mocidade Independente de Padre Miguel e Portela.
Mestre Dudu, que comanda a bateria da Mocidade, e o ator Demerson DÁlvaro, que interpretou Exu durante o desfile da Grande Rio, também serão homenageados. Dirigentes de templos umbandistas e candomblecistas, que têm Oxóssi como guia espiritual, participam da solenidade, que terá como uma das atrações o show do cantor Sandro Luiz, que também será homenageado com a medalha Pedro Ernesto.
Fonte: Super Rádio Tupi