C. Alberto, Jefferson e R. Coelho não treinam; Mancini admite estrear com ti
Pré-temporada é sempre assim. Alguns jogadores sentem mais do que outros o período longe dos campos e acabam sendo poupados, o que atrasa a preparação para o ano que se inicia. O pouco tempo de treinamento específico, cerca de dez dias, somado ao forte calor e à exigência física dos treinamentos, atingiram de frente os meias Carlos Alberto e Jefferson (com incômodos musculares) e também o atacante recém-contratado Rafael Coelho (poupado por causa de uma bolha no pé). Os três fizeram apenas trabalho de musculação na manhã desta sexta-feira, enquanto o restante do elenco, devidamente esbranquiçado por uma considerável camada de protetor solar, ralou sob o calor inclemente de Vila Velha, no Espírito Santo.
Diante de tantos incidentes e acidentes, o técnico Vagner Mancini já começa a se precaver. Realista, ele sabe que dificilmente poderá contar com os jogadores que considera titular para o jogo de estreia no Campeonato Estadual do Rio, dia 16, contra o Tigres do Brasil, em São Januário.
É bem possível que alguns não joguem o primeiro duelo. Tenho que ver quem está melhor fisicamente, quem não reclama de dores. Porque caso eu force algo, poderei fazer com que surjam lesões mais graves. Por isso, alguns devem ser poupados, revelou o comandante.
O curto período de preparação preocupa Vagner Mancini. Como acabou de chegar ao clube, o treinador queria mais tempo para conhecer melhor os atletas, conversar de forma mais detalhada e, assim, estabelecer suas diretrizes. Como não haverá esta possibilidade, Mancini admite que terá de dar um passo maior do que a perna.
Vamos ter de queimar etapas. Em dez dias não se pode fazer uma preparação adequada, não se consegue implementar um esquema tático. Por isso, vamos ter que dançar e nos adaptar a isso. É a realidade, não há como fugir, avaliou.
Se o tempo é motivo de reclamação, o profissionalismo dos atletas não. O comandante ficou impressionado com a boa forma física de seus jogadores e não poupou elogios à dedicação de todo o grupo cruzmaltino nos primeiros dias de treino.
Nenhum atleta se apresentou com mais de 14% de gordura no corpo. Isso é algo muito importante e tem de ser levado em consideração. Eu já recebi atleta com 21%, mas esse grupo está de parabéns. Além disso, todos tem se esforçado muito nos treinos. Isso me deixa mais confiante. Fiquei impressionado, encerrou.