Futebol

Brigas, estádio lotado e vitória suada em São Januário: Vasco 2x0

O Vasco venceu neste domingo o América-RN, por 2 a0, em São Januário, no primeiro jogo do returno do Campeonato Brasileiro. A equipe de Celso Roth segue invicta jogando em casa e consegue se aproximar do líder São Paulo, somando 34 pontos. Já o Mecão, não consegue sair dos 10 e está cada vez mais próximo de voltar a Segundona.


O time da colina surpreendeu na escalação, começando com Enílton no lugar do jovem Alan Kardec, que vinha atuando bem. Além disso, a torcida compareceu em peso e lotou o estádio para apoiar o clube, que faz ótima campanha no Campeonato Brasileiro.

Foi com a força dos vascaínos que estavam nas arquibancadas que a equipe começou pressionado o lanterna e buscando o primeiro gol desde o início. Logo aos três minutos, após manter a posse de bola, Rubens Júnior recebeu a bola pela esquerda e arriscou de longe, a bola bateu em Leandro Amaral e sobrou para Enílton, mas o goleiro fez boa defesa. Aos 7, Conca roubou a bola no meio-campo e tocou para Leandro Amaral, que lançou Wager Diniz. O lateral cruzou, mas Enilton não conseguiu chutar.

O América mantinha o padrão previsto, se fechava atrás, esperando um descuido da zaga vascaína. Enquanto isso, Conca continuava a armar as jogadas ofensivas do time da casa. Aos 18, bateu escanteio e Vilson cabeceou para mais uma boa defesa de Gléguer. Dez minutos depois, o argentino cruzou para Enílton, mas o artilheiro mandou para fora.

Depois de muita pressão vascaína, o Diabo teve um bom momento. O time de Marcelo Villar teve duas grandes chances, com Reinaldo, mas Silvio Luiz esteve seguro. Mesmo assim, os potiguares mostraram um ímpeto um pouco maior, mas não foi suficiente.

O Vasco voltou a pressionar e aos 38 minutos Leandro Amaral chutou de fora da área, Gléguer espalmou para frente e no rebote, Cris fez pênalti em Enílton. Leandro Amaral abriu o placar.

Na segunda etapa, as duas equipes continuaram com o mesmo pensamento. Enquanto o cruzmaltino continuava se impondo em campo, o América esperava alguma vacilo dos vascaínos para sair no contra-ataque. Aos quatro Wagner Diniz tocou na direita para Leandro Amaral, o artilheiro tocou para Enílton que dentro da pequena área chutou prensado e a bola voltou para Leandro, que finalizou muito perto do gol.

O jogo depois disso, ficou morno. O time de Celso Roth apenas administrava o resultado, sem correr riscos e mantendo o totalidade da posse de bola. Aos 15 minutos, Leandro Amaral perdeu uma boa chance de ampliar o placar. Após chute de Conca, ele pegou o rebote, mas mandou para fora.

O jogo estava na mão do time da casa. Aos 20, após uma bela troca de passes no campo de ataque, Leandro Amaral rolou na esquerda para Rubens Júnior, o lateral tentou encobrir o goleiro, mas a bola foi para fora. Quem não gostou foi Amaral , que estava sozinho na pequena área, esperando o cruzamento.

A única chance do Mecão no segundo tempo foi de Reinaldo, que pela direita chutpu rasteiro, mas Amaral chegou de carrinho e cortou para escanteio.

Aos 29, Perdigão cruzou na cabeça de Jorge Luiz, mas o zagueiro cabeceou para fora. No minuto seguinte, a defesa vascaína chutou para frete, mas Carlos Eduardo furou a bola, que caiu nos pés de Leandro Amaral. O artilheiro, então, não perdoou e marcou pela 50ª em Campeonatos Brasileiros, com um toque de categoria.

Ainda deu tempo para Andrade, que entrou no lugar de Perdigão, bate ruma falta com perigo, arrancando suspiros das arquibancadas, que neste momento, já aclamavam o time de Celso Roth como o melhor do Rio.

A escrita de não perder neste Brasileirão em São Januário se manteve e o time cruzmaltino pode fazer com que a torcida continuasse cantando, “ Não é mole não, aqui no Rio ninguém ganha do Vascão.”

O próximo jogo do Vasco é contra o Sport, na Ilha do Retiro, domingo, às 18h10. Já o América-RN, recebe o Santos, também no domingo, às 18h10.

Fonte: Jornal dos Sports